sábado, 31 de janeiro de 2009

Alien Raiders (2008)

Género: Thriller/Sci-Fi
Realizador: Ben Rock
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este é um filme de baixo orçamento que foi lançado directamente para o mercado em formato DVD, e que consegue juntar algumas caras conhecidas de séries televisivas como Mathew St. Patrick ("Six Feet Under"), Carlos Bernard ("24") e Rockmond Dunbar ("Prison Break").

Na remota população de Buck Lake, no Arizona, um pequeno supermercado é tomado de assalto por um grupo, aparentemente para roubar o local. No entanto, rapidamente se percebe que não é esse o seu objectivo. Os assaltantes são um grupo de cientistas que detectou uma fonte alienígena naquele local e estão ali para evitar uma invasão. Os funcionários e clientes são feitos reféns, e as portas são trancadas. A polícia local chega, monta um cerco ao supermercado e inicia as negociações. Enquanto isso, o grupo tenta identificar as pessoas que estão infectadas.

O argumento, apesar de interessante, é algo previsível e não é nada de extraordinário, e as personagens podiam ser melhor desenvolvidas, para dar mais profundidade à história. Apesar disso, o filme consegue prender a atenção durante a sua duração, utilizando a criatividade como arma para combater as limitações do orçamento.

Não posso recomendar este filme, mas também não o considero um filme a evitar. Se for amante do género, então talvez mereça uma oportunidade.

O melhor: no geral, uma boa performance das personagens principais.
O pior: algumas cenas muito mal feitas, à la série B.
Alternativas: Alien (1979), The Mist (2007)

Classificação IMDB: 6.0/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Somers Town (2008)

Género: Comédia/Drama
Realizador: Shane Meadows
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme tem dois protagonistas, Tomo e Marek. Tomo é um rapaz que foge de casa, nas Midlands, para Londres; mas ainda mal tinha chegado e é assaltado por três rapazes, que lhe roubam tudo aquilo que ele tinha trazido, roupa e dinheiro. Marek e o seu pai, Mariusz, são imigrantes polacos que vivem em Somers Town, uma localidade de Londres. Mariusz trabalha na construção de um terminal da Eurostar, e Marek passa os dias sozinho, desenvolvendo o seu interesse pela fotografia.

O acaso cruza os destinos dos dois adolescentes, que criam uma amizade entre si. E ambos partilham uma paixão por Maria, uma jovem francesa que trabalha numa cafetaria do bairro, discutindo permanentemente sobre qual deles a agrada mais.

"Somers Town" é um filme muito agradável de ver. Com apenas cerca de uma hora de duração, e ainda por cima com um ritmo lento, o realizador consegue fazer uma obra-prima. Para este facto contribuiram decisivamente tanto a fotografia como a banda sonora (Gavin Clark). O filme é, na sua quase totalidade, a preto e branco, transitando para uma explosão de cor perto do final. Esta dualidade reflecte o sentimento das personagens da fita, que no ínicio viviam melancolicamente (é impossível ficar indiferente ao olhar de Tomo, brilhantemente interpretado pelo jovem Thomas Turgoose), mas no final tem um momento (provavelmente não duradouro) de pura alegria, e aqui a introdução da cor dá a sensação que entramos num mundo diferente.

"Somers Town" nunca aspira a ser um grande filme. Limita-se a oferecer uma visão social da vida em Londres, de um estrato social frequentemente desprezado, mas faz isso com uma mestria tal que não lhe conseguimos ficar indiferentes. Não há uma única personagem que não seja aquilo que esperariamos dela na vida real. É esta a beleza do cinema europeu. Um filme a não perder.

O melhor: a fotografia e a música; a história simples mas cativante.
O pior: Marek não tem o carisma de Tomo, e a sua performance deixa algo a desejar.
Alternativas: Antoine et Colette (1962), This Is England (2006)

Classificação IMDB: 7.1/10
Classificação RottenTomatoes: 7.0/10

The Alphabet Killer (2008)

Género: Drama/Thriller/Crime
Realizador: Rob Schmidt
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"The Alphabet Killer" é um filme baseado numa história real. No final da década de 80, um serial killer espalhou o terror em Rochester, Nova Iorque. O assassino seguia um padrão: as suas vítimas tinham as letras iniciais do nome e do apelido iguais, e os seus corpos eram encontrados numa localidade cuja inicial também era a mesma.

Megan Paige (Eliza Dushku - "Tru Calling") é a detective encarregue da investigação do caso da primeira vítima, Carla Castillo, encontrada em Churchville. Megan acredita que estão perante um serial killer, mas esta opinião é rejeitada pelos restantes polícias, o que a faz dedicar-se completamente ao caso, em busca de uma resposta. No entanto, quando não consegue mais fazer progredir a investigação, e fruto do excesso de envolvimento no caso, começa a ter alucinações com Carla. O seu estado não melhora e, após uma tentativa de suícidio, é internada num hospital psiquiátrico, diagnosticada com esquizofrenia.

O filme, na minha opinião, tenta colocar-nos na pele de uma pessoa com problemas mentais e mostrar-nos aquilo que ela vê. No entanto o filme nunca nos consegue cativar ao ponto de nos identificarmos com as personagens, fruto de uma realização demasiado previsível e sem nenhum momento de especial relevo.

O melhor: a exposição de um caso verídico.
O pior: um filme aborrecido, com uma história muito simples.
Alternativas: Se7en (1995), The Sixth Sense (1999), Zodiac (2007)

Classificação IMDB: 5.6/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

The Wackness (2008)

Género: Comédia/Drama/Romance
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme passa-se em Nova Iorque, no verão de 1994. Nesta época, o hip-hop e as substância ilícitas reinam nas ruas da metrópole. O hip-hop ainda é uma forma de expressão, um choro da sociedade, muito diferente do hip-hop vazio e fútil dos dias de hoje. O pager é o meio de comunicação preferido, ainda longe de ceder o seu lugar ao telemóvel. Referências a Rudolph Giuliani, o mayor da cidade, são permanentes, como reflexo da implementação de leis que proíbem a música em altos berros, graffitis e consumo de álcool e drogas.

"The Wackness" debruça-se sobre a vida de Luke Shapiro, um jovem prestes a entrar na universidade, e que ganha a vida vendendo droga. Um dos seus clientes é o Dr. Jeffrey Squires (Ben Kingsley), um psiquiatra de meia idade. Dr. Squires estabelece um negócio com Shapiro, onde este lhe fornece marijuana em troca de sessões de terapia. Os dois criam uma amizade e, juntos, enfrentam os seus próprios fantasmas, os seus medos e as suas angústias.

O filme tece uma crítica à sociedade em que vivemos, uma sociedade que nos força a ser adultos, a seguir as regras do politicamente correcto, a perder a nossa liberdade, em última instância.

Shapiro é jovem, mas tem que crescer à força porque "os seus pais parecem adolescentes". É impossível não nos revermos nele, pois relembra-nos todas as dificuldades que sentimos ao passar para a idade adulta. Squires é adulto, mas apenas exteriormente, pois no seu íntimo ele nunca deixou de ser um adolescente irresponsável, o que se reflecte no seu fracasso como marido e como pai.

Um filme a não perder, definitivamente. Um dos melhores filmes que eu tive oportunidade de ver nos últimos tempos. Aposto que se tornará num clássico, um daqueles filmes que se falará daqui a alguns anos.

O melhor: Ben Kingsley num grande papel; Shapiro e Squires são duas personagens a não esquecer.
O pior: um filme que passará despercebido a muita gente, fruto de uma promoção deficiente.

Classificação IMDB: 7.2/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Planet Terror (2007)

Género: Acção/Horror/Sci-Fi
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme é o primeiro de dois filmes, uma obra conjunta de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez designada "Grindhouse". "Planet Terror" foi realizado por Rodriguez, enquanto o segundo ("Death Proof") foi realizado por Tarantino.

O termo "Grindhouse" designa filmes de série B de baixo orçamento, onde o sexo, a violência e o bizarro tinham assento permanente. Estes género de filmes foram muito populares durante a década de setenta, e as bobinas dos filmes eram usadas tantas vezes que ficavam danificadas, resultando em riscos e/ou queimaduras na imagem, ou mesmo ao desaparecimento de cenas devido ao estado da fita. Como se isto não bastasse, o som aparecia frequentemente desincronizado...

É importante referir isto, porque "Planet Terror" incorpora todos estes elementos. Mas não fiquem preocupados, pois estas características apenas vem melhorar a experiência global do filme.

É difícil falar sobre "Planet Terror" sem revelar muito da história, pois esta é muito básica, tal como é apanágio dos filmes "Grindhouse"... Refira-se apenas que se desenrola numa área rural do Texas, onde a libertação "acidental" de uma arma biológica experimental transforma todos os que a inalam em zombies sedentos de carne humana. Um grupo de residentes com imunidade à substância terá de fazer frente à horda mutante para sobreviver... Obviamente que a satisfação de ver este filme não provem do enredo, mas sim do facto de cada cena ter algo intencionalmente divertido ou perturbante. Como exemplos refiram-se as quantidades absurdas de sangue libertado com cada tiro, ou uma metralhadora que substitui a perna de uma personagem e que de alguma forma dispara sem ser necessário premir o gatilho... e já imaginaram alguém a fugir de zombies montado numa daquelas motos para crianças?

Uma última nota para a parte sonora, com músicas que complementam na perfeição a aura retro do filme, dando ênfase aos teclados electrónicos das décadas 70 e 80, e aos riffs de guitarra distorcidos. Uma pérola.

Foi um filme que me deu um imenso prazer em ver. Há cenas violentas ou demasiado gráficas, por isso os mais sensíveis já ficam de sobreaviso, mas na sua maioria estes momentos são tão exagerados que deixam de ser violentos e quase parece um cartoon... Definitivamente um filme que devem ver, principalmente se forem fãs dos trabalhos de Tarantino e Rodriguez. Altamente recomendado.

O melhor: todo o ambiente "Grindhouse", conjugado com a mestria de Tarantino e Rodriguez
O pior: o enredo extremamente básico.

Classificação IMDB: 7.6/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10

sábado, 24 de janeiro de 2009

The X-Files: I Want To Believe (2008)

Género: Drama/Crime/Sci-Fi
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Os "X-Files" estão de volta, para continuar a história do filme anterior. Scully trabalha como médica num hospital católico, e tem em mãos uma criança que sofre de Doença de Sandhoff. Um dia é abordada por um agente do FBI que pretende contactar Mulder para os ajudar num caso que envolve o desaparecimento de uma outra agente do FBI. Scully dirige-se então até uma casa isolada no interior, onde Mulder vive escondido há seis anos pois fora condenado à morte depois dos acontecimentos do filme anterior, explica-lhe o caso e realça o facto de o FBI estar a seguir as indicações de um padre condenado por pedofilia, que afirma ter visões relacionadas com o crime que eles estão a investigar. Mulder cede ao apelo e, após contactar o FBI, é transportado para a sede, para melhor compreender o caso em questão.

Este filme, na minha opinião, seria um filme interessante se não fosse um filme "X-Files". Passo a explicar: o filme consegue misturar alguns elementos de horror com drama, e com uma dose de paranormal à mistura, de uma forma bastante eficaz; o seu enredo consegue ter várias camadas, apresentando algumas histórias em segundo plano que vêm valorizar o filme, como o já referido caso da criança com Doença de Sandhoff, que nos consegue prender sem retirar a atenção do enredo principal. No entanto, se nos abstrairmos dos elementos mais óbvios, falta-lhe algo que faça jus e que o aproxime dos "X-Files" a que estamos habituados. Isso, combinado com alguns erros mais ou menos óbvios na história (como é que Mulder se decide entregar ao FBI, depois de seis anos de fuga, apenas com base em algo transmitido oralmente, não directamente, ou seja, sem qualquer garantia?) faz com que este filme seja apenas um filme medíocre na história dos "X-Files".

Se não conhecer a série televisiva, tem capacidade para captar a atenção do leitor. No entanto os seus fãs encontrarão apenas mais um episódio, mas mais fraco e mais longo do que qualquer outro da série. Eu quis acreditar que este pudesse ser um bom filme... mas agora só quero acreditar que ainda vou ter direito a ver um filme que honre o legado da série.

O melhor: o regresso de "X-Files".
O pior: é um filme "X-Files", com muito pouco de "X-Files".

Classificação IMDB: 6.0/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Towelhead (2007)

Género: Drama
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme tem ainda o título alternativo "Nothing Is Private", o nome da versão lançada na América. É realizado por Alan Ball (Six Feet Under, American Beauty) e conta-nos a história de Jasira Maroun, uma jovem libanesa de 13 anos que é enviada de Siracusa, onde vivia com a mãe e o padrasto, para Houston, casa do seu pai. O seu pai revela-se uma pessoa autoritária, não lhe permitindo uma vida normal, alternando esta postura com momentos de indiferença, onde só arranja tempo para a sua nova conquista amorosa. Jasira é uma menina ingénua, incapaz de dizer não a outras pessoas, que foi subitamente colocada num bairro suburbano e que, para evitar a solidão, procura a aceitação dos seus vizinhos. Nos meses que se seguem Jasira vivencia uma torrente de acontecimentos: a descoberta do prazer sexual, o racismo por parte dos seus colegas de escola e de um rapaz de 10 anos seu vizinho, o assédio do pai do rapaz, uma amizade sufocante da sua vizinha grávida e a sua atracção por Thomas, um rapaz afro-americano que o seu pai a proibiu de ver.

Jasira procura, acima de tudo, que a compreendam. Num mundo em que os adultos parecem mais perdidos do que ela, este filme lança um olhar sobre várias questões da nossa sociedade. Definitivamente um filme que devem ver, foi uma agradável surpresa.

O melhor: o desconforto causado por várias cenas.
O pior: as personagens demasiado estereotipadas, algo comum nos trabalhos de Alan Ball.

Classificação IMDB: 7.3/10
Classificação RottenTomatoes: 5.3/10

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Passengers (2008)

Género: Drama/Thriller
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Anne Hathaway desempenha neste filme o papel de Claire Summers, uma psicóloga designada pelo seu mentor para acompanhar os cinco únicos sobreviventes da queda de um avião. Quando ela lhes pede para que partilhem as suas memórias do acidente, alguns referem uma explosão, que a companhia aérea nega ter acontecido. Paralelamente, Claire envolve-se amorosamente com Eric, um dos sobreviventes, situação que é condenável eticamente na sua profissão. Eric é um paciente diferente dos restantes, pois encontra-se eufórico e feliz, enquanto os outros se mostram stressados e preocupados. Claire começa a ficar preocupada quando avista um desconhecido a observar uma das sessões de grupo, e os seus pacientes começam a desaparecer misteriosamente, um a um.

O filme vai crescendo com o decorrer do filme, e apesar do seu início deixar algo a desejar, termina com um final interessante que responde a muitas das perguntas que surgem no decorrer do filme. No entanto o filme depende muito deste desfecho, transmitindo a sensação que o filme foi construído em seu redor, tornando-o assim um pouco previsível. Não deixa de ser um filme interessante e que, na minha opinião, merece uma visualização.

O melhor: o twist perto do final.
O pior: início lento e aborrecido; o final é algo previsível.

Classificação IMDB: 5.7/10
Classificação RottenTomatoes: 4.0/10

domingo, 18 de janeiro de 2009

Transporter 3 (2008)

Género: Acção
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Frank Martin (Jason Statham) protagoniza mais um episódio da série "Transporter". Confesso que é o primeiro que vejo, mas depois deste não fiquei com muita vontade de ver os outros... Mas passemos ao filme...

Frank Martin é um mercenário especializado em transportes, nunca questionando o seu conteúdo. Neste filme, ele é surpreendido quando um "colega de profissão" que ele havia recomendado para a realização de uma missão irrompe pela sua sala adentro, de carro, destruindo a parede da casa pelo caminho. Sem ele se aperceber muito bem como, é colocado inconsciente e levado à presença do vilão do filme. Aqui, Frank apercebe-se que lhe fora colocada uma pulseira que explodiria se ele se afastasse demasiado do emissor que lhe estivesse associado. O emissor está colocado num carro, e para sobreviver, Frank terá de transportar Valentina, a filha raptada de um membro do governo ucraniano, desde Marselha até Odessa. Pelo caminho, ele terá de ultrapassar os rufias que tentam evitar a entrega de Valentina.

Para mim, o filme atinge o seu ponto mais alto nas sequências de condução, e nas cenas de luta, muito bem coreografadas. O resto nunca sai da mediocridade, e com vários erros, ainda por cima. Infelizmente não os vou revelar, pois estão intimamente ligados com a história. Uma última nota para o desnecessário envolvimento amoroso entre Valentina e Frank que não melhorou em nada o filme, tendo o efeito contrário, na minha opinião. Mas são as exigências de Hollywood, suponho, que não permitem que num filme de acção o protagonista não se envolva com uma bela mulher... Um filme de acção para assistir, não para reflectir sobre ele, mas que cumpre bem esse objectivo. No entanto não leva a minha recomendação, obviamente.

Classificação IMDB: 6.0/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ghost Town (2008)

Género: Comédia/Fantasia/Romance
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Ghost Town" relata-nos a história de Bertram Pincus, um dentista britânico, antipático e com pouca apetência para as interacções pessoais, que vive em Nova Iorque. Pincus passa os seus dias desprezando completamente todos os que o rodeiam. Um dia, ele dirige-se ao hospital para realizar uma colonoscopia, e requisita anestesia geral, apesar de isso não ser prática comum. Durante a intervenção, Pincus morre, mas apenas durante sete minutos, tempo necessário para o reanimar. Findo o período de recobro, Pincus abandona o hospital para se deparar com uma inacreditável surpresa: ele consegue ver os fantasmas das pessoas que morreram e que deixaram assuntos por resolver, e agora eles perseguem-lo para que este os ajude...

Este filme apanhou-me de surpresa, pois nunca tinha ouvido falar nele, o elenco não possui nenhum nome sonante e a maioria dos actores eram desconhecidos para mim. Porém, após um ínicio que até nem prometia muito, o filme começou a cativar-me. Sim, estão presentes alguns clichés habituais dos filmes em que as pessoas comunicam com fantasmas, mas este tem algo mais. Apesar da forma descontraída e leve, inocente até, com que a história nos é relatada, o filme consegue em dados momentos levar-nos a momentos de introspecção.

Um filme que eu recomendo, especialmente para aquelas alturas em que estamos chateados com algo ou alguém.

Classificação IMDB: 7.2/10
Classificação RottenTomatoes: 6.9/10

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Babylon A.D. (2008)

Género: Acção/Aventura
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Neste filme é-nos apresentada mais uma distopia. Uma série de guerras tornaram o planeta num local muito perigoso, completamente bipolarizado. De um lado temos os Estado Unidos, dominados por corporações; do outro temos a Rússia e a Europa do Leste, locais completamente desolados pela guerra, com cidades extra-populadas que se tornaram pólos de pobreza e de crime.

Toorop (Vin Diesel) é um daqueles que lutou e sobreviveu a muitas dessas batalhas, e que agora faz algum dinheiro trabalhando como mercenário. Gorsky (Gérard Depardieu), um membro da máfia que domina totalmente a Europa de Leste, requisita uma missão a Toorop: transportar Aurora, uma misteriosa rapariga, juntamente com a sua tutora, Irmã Rebecca, desde um remoto mosteiro na Rússia até Nova Iorque.

Este filme possui vários defeitos, na minha opinião. Uma história com algum potencial, ressalvando-se os óbvios clichés, mas que foi mal construída, dando uma maior relevância às cenas de acção do que ao desenvolvimento das personagens, e um fim que deixa muito a desejar... Valha em abono do realizador Mathieu Kassovitz a indignação que este demonstrou para com a editora e os produtores do filme pelo método como o filme foi editado e publicitado antes do seu lançamento. Há rumores de que foram cortados 70 minutos de filme...

Em suma, um filme a evitar. O que é pena, pois a sua história merecia um filme melhor.

Classificação IMDB: 5.3/10
Classificação RottenTomatoes: 3.2/10

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

The Duchess (2008)

Género: Drama
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Georgiana (Keira Knightley) é uma jovem inglesa de boas famílias que atrai o olhar de William Cavendish (Ralph Fiennes), 5º Duque de Devonshire, um homem já de meia idade que anseia por um filho que dê continuidade à sua linhagem. Assim, ainda com 16 anos, Georgiana casa-se com o Duque e muda-se para Londres, onde é introduzida nos corredores da alta sociedade da época.

A sua beleza e o seu carisma prendem a atenção de todos as que a rodeiam, tornando-se inclusive uma referência em termos de moda para a aristocracia da altura. A duquesa envolveu-se também na política, por influência de Earl Grey, seu amigo de juventude. Tudo parecia correr bem com Georgiana, mas era apenas aparente. O seu marido era-lhe infiel, e ela não lhe conseguia dar o filho que ele tanto desejava, devido a uma série de abortos espontâneos. Em simultâneo, o amor que ela mantinha secretamente por Grey torna-se difícil de esconder.

Como habitualmente, também não me vou alongar mais na descrição deste filme. Se gosta destes filmes de época, este é sem dúvida um título obrigatório. Mas mesmo que aprecie mais outro género de filmes certamente não ficará desiludido com ele. Uma última nota para salientar que este filme se baseia na realidade, todos as suas personagens existiram realmente e os acontecimentos relatados no filme também ocorreram e estão documentados historicamente.

Classificação IMDB: 7.1/10
Classificação RottenTomatoes: 6.2/10

sábado, 10 de janeiro de 2009

Death Race (2008)

Género: Acção
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Estamos em 2012. A economia dos Estados Unidos colapsa.
Jensen Ames (Jason Statham) é um ex-piloto de corridas, que trabalha numa fábrica metalúrgica. Porém, o estado da economia causa o encerramento desta, colocando Ames no desemprego, com uma mulher e uma filha para sustentar. Mas isto não é o pior para ele. Acusado de homícidio, James é enviado para a prisão de alta segurança de Terminal Island.

Esta prisão, como praticamente todas as outras prisões de alta segurança, é gerida por uma corporação privada, tendo o lucro por objectivo. Nesta, a "Corrida Mortal" é aquilo que faz entrar dinheiro nos cofres. Estas corridas são transmitidas pela internet, sendo pagas por quem as quiser assistir.
A "Corrida Mortal" é uma corrida em que alguns reclusos competem em veículos blindados e artilhados até aos dentes, não só para terminar em primeiro lugar, mas para dela sairem com vida. O aliciante? Quem conseguir 5 vitórias é libertado.

Um filme agradável de ver, repleto de acção, mas não esperem muito mais dele.

Classificação IMDB: 6.7/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lakeview Terrace (2008)

Género: Drama/Thriller
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Neste filme acompanhamos a história de Abel Turner (representado por Samuel L. Jackson), um austero oficial da polícia de Los Angeles, viúvo e pai de duas crianças. Abel vive tranquilamente, patrulhando voluntariamente a vizinhaça todos as noites, transmitindo um sentimento de segurança a todos os membros do bairro. No entanto a chegada de um jovem casal ao bairro vem perturbar a vida de Turner. Chris e Lisa são um jovem casal interracial (ele é branco e ela é negra), e mudaram-se para a California para viverem pacatamente o seu sonho americano. Mas Turner não aprova este relacionamento. Assim, decide tomar medidas para que estes eventualmente abandonem o bairro, mas o seu plano sai gorado quando estes decidem fazer-lhe frente.

Este filme levanta algumas questões. Até que ponto conhecemos os nossos vizinhos? Serão eles as pessoas que aparentam ser? E será que algumas das nossas acções se podem repercurtir nas vidas deles, e vice-versa?

Longe de ser um filme brilhante, este filme merece ainda assim uma visualização se for amante do género.

Classificação IMDB: 6.4/10
Classificação RottenTomatoes: 5.5/10

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Låt Den Rätte Komma In (Let The Right One In) (2008)

Género: Drama/Horror/Romance/Thriller
Página oficial
Poster encontrado aqui.

Este é um filme mais alternativo do que o habitual. Trata-se de um filme sueco, e como tal não esperem ver aqui as grandiosidades dos filmes de Hollywood. Mas isto, juntamente com a mescla de géneros que abarca, e a mestria com que o faz são precisamente os pontos que fazem com que este filme seja muito bom.

Neste filme acompanhamos a história de Oskar, um miúdo de 12 anos, que vive atormentado pois sofre de bullying por parte dos seus colegas de escola, sem nunca se tentar defender. É então que Oskar conhece Eli, uma rapariga da sua idade, que se mudou para o apartamento ao lado com um homem de meia idade. Coincidindo com a chegada deles, estranhos assassinatos e desaparecimentos começam a ocorrer.

Não vou contar mais porque senão estrago a experiência a quem quiser assistir ao filme. Mas digo que se não o viram, então devem vê-lo, pois é um dos filmes que mais apreciei nos últimos tempos. Já está previsto um remake "à la Hollywood" para 2010.

Em jeito de conclusão, vou utilizar uma frase que não é minha e que descreve este filme na perfeição: "Uma linda história de amor, um grande filme de terror, um doce conto para crianças".

Classificação IMDB: 8.3/10
Classificação RottenTomatoes: 8/10