domingo, 19 de dezembro de 2010

Mr. Nobody (2009)

Género: Drama/Sci-Fi
Realizador: Jaco Van Dormael
Com: Jared Leto, Diane Kruger, Sarah Polley e Rhys Ivans, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Estamos em 2092. Com 120 anos, Nemo Nobody é o homem mais velho do mundo. Mais do que isso, o senhor Nobody é o último mortal numa sociedade que descobriu como viver eternamente. Mas nada disso o preocupa. Um dia, um jornalista consegue esgueirar-se até ao quarto de Mr. Nobody, no hospital. Levado pela curiosidade do jornalista, ele conta-lhe as histórias das suas vidas. Três vidas distintas, das quais ele não consegue escolher uma. A única questão que lhe falta responder é se viveu uma boa vida, se amou a mulher que deveria amar e se teve os filhos que deveria ter tido.

"Mr. Nobody" é um daqueles filmes que nos faz reflectir durante e depois do filme, e que ganha uma nova perspectiva quando o vemos uma segunda vez. É um filme sobre as escolhas que fazemos nas nossas vidas, sobre o porquê de optarmos por uma ou outra coisa, sobre as consequências das escolhas e até sobre o facto de estarmos conscientes ou não das escolhas que fazemos. É uma viagem que nos transporta pelos segredos da psique humana, introduzindo conceitos como o Big Bang e o Big Crunch, a mecânica quântica e a teoria das cordas.


Mas não se assustem com tudo isto. Este não é um filme só para intelectuais e todos conseguem apreciar aquilo que ele tem para nos contar. Esteticamente perfeito e realizado com uma grande atenção ao pormenor, "Mr. Nobody" é sem dúvida um dos filmes mais surpreendentes que vi nos últimos tempos, e por isso só o posso recomendar. É um daqueles filmes que não tenho qualquer dúvida em colocar na minha colecção de DVDs.


O melhor: a forma como o realizador consegue interligar histórias que recuam e avançam na escala temporal, mantendo a coerência e o ritmo. 
O pior: o filme leva a audiência "demasiado pela mão", o que retira parte do efeito surpresa.
Alternativas: Der müde Tod (1921), Fight Club (1999), The Butterfly Effect (2004)

Classificação IMDB: 7.7/10
Classificação RottenTomatoes: 3.8/5
Classificação MovieReviews.com: 4.2/5

A minha classificação:

Saving God (2008)

Género: Drama
Realizador: Duane Crichton
Com: Ving Rhames, Dean McDermott, Dwain Murphy e Ricardo Chavira, entre outros.
Trailer
Poster encontrado aqui.

Armstrong Cane é um condenado por homicídio que, após quinze anos na prisão, está agora em liberdade condicional. Mas este Armstrong não é o mesmo homem que entrou na prisão. Nesse local ele encontrou-se consigo e com Deus e abraçou a vida religiosa tornando-se pastor. De regresso à sociedade, dirige-se ao bairro onde cresceu e reabre a igreja onde o seu pai, muitos anos antes, também fora pastor. Só que este não é um local fácil para um igreja, pois nas ruas reina a violência, e o tráfico de droga é a única forma que os jovens encontram para ganhar algum dinheiro.

"Saving God" é um filme que vai buscar inspiração a vários filmes de influência cristã, e isso verifica-se em vários aspectos. Mas "Saving God" tenta distanciar-se um pouco destes, apostando num argumento coeso e na construção das personagens. No entanto, continuam a estar presentes muitos dos elementos que tanto são criticados neste género de filmes, e que anulam qualquer elemento bem conseguido, nomeadamente a forma como estes filmes tentam passar a ideia de que é possível resolver tudo com a fé. Quando já tudo parece perdido, "Saving God" consegue surpreender-nos com a sua parte final, sem dúvida alguma a melhor parte do filme, se bem que termina com mais uma cena que me fez torcer o nariz.


Em suma, temos aqui um filme claramente dirigido para a franja cristã da audiência, mas que poderá também ser interessante para os amantes do género, independentemente da religião. Não deixará saudades, mas ainda assim é dos melhores na sua categoria. Experimente por sua conta e risco.


O melhor: quando não segue o rumo habitual deste género de filmes.
O pior: porque é que estes filmes continuam a retratar situações altamente immprováveis (para não dizer impossíveis) de acontecer?
Alternativas: Lilies of the Field (1963), Der Himmel über Berlin (1987), Dead Man Walking (1995)

Classificação IMDB: 5.8/10
Classificação RottenTomatoes: 3.4/5
Classificação MovieReviews.com: 3.7/5

A minha classificação:

E agora?

O tempo escasseia, mas a vontade de continuar a partilhar as minhas opiniões sobre alguns dos vários filmes que assisto não morreu.
Assim sendo, devido às limitações que a minha ocupação profissional me impõe, os próximos posts que aqui serão colocados terão um formato mais curto, pois é o único método que consigo para manter a Esquina do Imprevisto com alguma actividade.
Quando é que vou voltar ao formato anterior? Não sei. Nem sei se conseguirei voltar a ter a disponibilidade que tinha para lhe dar atenção. Mas uma coisa é certa, vou continuar a ver muito cinema!