domingo, 19 de dezembro de 2010

Saving God (2008)

Género: Drama
Realizador: Duane Crichton
Com: Ving Rhames, Dean McDermott, Dwain Murphy e Ricardo Chavira, entre outros.
Trailer
Poster encontrado aqui.

Armstrong Cane é um condenado por homicídio que, após quinze anos na prisão, está agora em liberdade condicional. Mas este Armstrong não é o mesmo homem que entrou na prisão. Nesse local ele encontrou-se consigo e com Deus e abraçou a vida religiosa tornando-se pastor. De regresso à sociedade, dirige-se ao bairro onde cresceu e reabre a igreja onde o seu pai, muitos anos antes, também fora pastor. Só que este não é um local fácil para um igreja, pois nas ruas reina a violência, e o tráfico de droga é a única forma que os jovens encontram para ganhar algum dinheiro.

"Saving God" é um filme que vai buscar inspiração a vários filmes de influência cristã, e isso verifica-se em vários aspectos. Mas "Saving God" tenta distanciar-se um pouco destes, apostando num argumento coeso e na construção das personagens. No entanto, continuam a estar presentes muitos dos elementos que tanto são criticados neste género de filmes, e que anulam qualquer elemento bem conseguido, nomeadamente a forma como estes filmes tentam passar a ideia de que é possível resolver tudo com a fé. Quando já tudo parece perdido, "Saving God" consegue surpreender-nos com a sua parte final, sem dúvida alguma a melhor parte do filme, se bem que termina com mais uma cena que me fez torcer o nariz.


Em suma, temos aqui um filme claramente dirigido para a franja cristã da audiência, mas que poderá também ser interessante para os amantes do género, independentemente da religião. Não deixará saudades, mas ainda assim é dos melhores na sua categoria. Experimente por sua conta e risco.


O melhor: quando não segue o rumo habitual deste género de filmes.
O pior: porque é que estes filmes continuam a retratar situações altamente immprováveis (para não dizer impossíveis) de acontecer?
Alternativas: Lilies of the Field (1963), Der Himmel über Berlin (1987), Dead Man Walking (1995)

Classificação IMDB: 5.8/10
Classificação RottenTomatoes: 3.4/5
Classificação MovieReviews.com: 3.7/5

A minha classificação:

Sem comentários: