quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cthulhu (2007)

Poster do filme Cthulhu
Género: Drama/Horror
Realizador: Dan Gildark
Com: Jason Cottle, Dennis Kleinsmith, Cara Buono e Tori Spelling, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Russ é um bem sucedido professor de História na Universidade de Seattle, que se vê forçado a regressar a Rivermouth, a cidade onde nasceu, para acompanhar o funeral da sua mãe. Em Rivermouth, Russ reencontra a sua família, de quem se afastou após assumir a sua homossexualidade, principalmente devido à postura do pai, líder de um obscuro culto religioso, que nunca aceitou as suas acções. Mas algo de sombrio parece envolver a cidade, que vem sendo assolada pelo desaparecimento de várias pessoas nos últimos tempos, e apesar de desejar abandonar rapidamente esta localização e as recordações que ela carrega, Russ sente um ímpeto para descobrir o que se passa em Rivermouth.

"Cthulhu" é um filme que se baseia num dos romances de H.P. Lovecraft, "The Shadow Over Innsmouth". Porém, esta adaptação não faz jus àquele que é por muitos considerado o maior escritor de horror de todos os tempos, uma vez que só a espaços se conseguem identificar alguns dos traços que caracterizam as suas obras.

O orçamento deste filme é bastante reduzido, o que se reflecte em vários aspectos. O elenco é um deles, sendo constituído maioritariamente por actores desconhecidos do grande público, muitos deles amadores, com uma ou outra cara conhecida de talento duvidoso - sim, Tori Spelling, estou a olhar para ti. As performances são sofríveis, à falta de melhor palavra, fruto da inexperiência óbvia dos actores, o que nos faz torcer o nariz na maioria das cenas deste "Cthulhu". Ainda pior é a falta de empatia despertada pelo protagonista, o que o torna cada vez mais aborrecido à medida que o filme avança.

Jason Cottle é Russ em Cthulhu

O baixo orçamento tem também um impacto significativo na fotografia do filme, que em algumas situações parece ter sido filmado por uma qualquer câmara de vídeo de uso familiar. Este efeito nem sempre é negativo, e alguns filmes como "The Blair Witch Project" ou "Cloverfield" tiram inclusivamente partido das suas particularidades, sendo que neste "Cthulhu" isto nem é despropositado de todo. Porém, nota-se claramente que foi uma solução de recurso e que o filme ganharia com uma maior atenção a este pormenor. Adicione-se a isto uma edição defeituosa e apressada, que faz com que algumas cenas pareçam desconexas entre si, e facilmente se conclui que será difícil apreciar este filme.

Felizmente nem tudo é mau neste "Cthulhu". De facto, o ambiente sombrio da cidade onde se desenrola a história traz algum interesse ao filme e, de uma forma geral, os cenários estão bastante bons, com uma grande atenção aos pormenores em algumas cenas. Nota-se também um esforço do realizador em criar uma atmosfera de tensão em redor da película, e há um par de situações que são capazes de nos fazer saltar das cadeiras. Mas eu não usaria a palavra "assustador" para categorizar este filme. "Cthulhu" é um filme quase sinistro, que nos deixa a pensar naquilo que se poderá estar a passar nas sombras, naqueles lugares remotos que ninguém conhece, ou simplesmente naquelas populações isoladas de tudo o resto.

Tori Spelling participa em Cthulhu

Fica-me a impressão de que o realizador e os produtores fizeram tudo aquilo que estava ao seu alcance para extrair o máximo de um orçamento que já era, à partida, demasiado curto. Por causa deste, "Cthulhu" não tem no seu elenco grandes actores, e os aspectos técnicos deixam muito a desejar. O filme vê-se obrigado a relatar e descrever eventos, sem nunca os poder mostrar por não possuir meios para tal. Por tudo isto, "Cthulhu" ganhou a minha simpatia. "Cthulhu" não é um bom filme, é até muito fraco em vários aspectos, e por isso não o posso recomendar sem sentir um peso na consciência, mas este filme não me deixou completamente indiferente depois da sua visualização. E bem lá no fundo é esse o objectivo do cinema, certo?

O melhor: a atmosfera sombria do filme.
O pior: prestações do actores muito fracas.
Alternativas: Dagon (2001), The Call of Cthulhu (2005), The Mist (2007)

Classificação IMDB: 4.6/10
Classificação RottenTomatoes: 5.4/10
Classificação MovieReviews.com: 2.3/5

A minha classificação:
Duas estrelas em cinco

Sem comentários: