terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tropic Thunder (2008)

Género: Acção/Comédia
Página oficial
Poster encontrado aqui.

Este filme foi, para mim, uma agradável surpresa. Ben Stiller, simultaneamente realizador e actor, é no entanto eclipsado por uma grande performance por parte de Robert Downey Jr. que aqui surge no seu melhor. Mas vamos ao filme que é o que interessa.

Um grupo de actores é reunido no elenco de um filme de guerra de grande orçamento, com o Vietnam como pano de fundo. No entanto os problemas começam a surgir quando estes começam a mostrar as suas personalidades: Ben Stiller é Tugg Speedman, estrela de um filme de acção com tantas sequelas que o próprio narrador se aborrece quando as refere, e marcado por um filme anterior que se revelou um fracasso de bilheteira, é um indivíduo mesquinho que procura estar sempre no centro das atenções; Robert Downey Jr. é Kirk Lazarus, um actor "vencedor de 5 óscares" que se dedica de corpo e alma aos papéis que faz, mantendo-se na personagem mesmo qiando não está a ser filmado; Jack Black incorpora Jeff Portnoy, célebre pela sua flatulenta interpretação em "The Fatties: Fart 1" e "The Fatties: Fart 2", e que é um actor completamente viciado em droga; por último temos o rapper Alpa Chino (interpretado por Brandon T. Jackson) com todas as características que encontramos em indivíduos como 50 Cent, Snoop Dogg e outros que tais.

Esta junção provoca "um atraso de um mês após somente 5 dias de filmagens". A direcção decide então enviar este grupo para o meio da selva, onde serão espalhadas câmaras para captar as emoções vividas por eles, enquanto lutam para sobreviver. Conscientes de que estão em segurança, os actores iniciam a sua jornada, mas a selva esconde vários perigos...

Na minha opinião, o filme tem sucesso porque toma o caminho que a maioria tem medo de tomar. O uso de piadas politicamente incorrectas, o sarcasmo com que se referem explicitamente a outros filmes e actores de Hollywood, as conversas sobre os mais variados assuntos (muito boa a referência à luta entre Blu-Ray e HD-DVD) colocam esta comédia num patamar superior às restantes.

Ah, uma última nota para a performance de Tom Cruise que interpreta Les Grossman, director do estúdio responsável pelo filme, e que o faz de forma brilhante.

Classificação IMDB: 7.4/10
Classificação RottenTomatoes: 7.1/10

Sem comentários: