terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Planet Terror (2007)

Género: Acção/Horror/Sci-Fi
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme é o primeiro de dois filmes, uma obra conjunta de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez designada "Grindhouse". "Planet Terror" foi realizado por Rodriguez, enquanto o segundo ("Death Proof") foi realizado por Tarantino.

O termo "Grindhouse" designa filmes de série B de baixo orçamento, onde o sexo, a violência e o bizarro tinham assento permanente. Estes género de filmes foram muito populares durante a década de setenta, e as bobinas dos filmes eram usadas tantas vezes que ficavam danificadas, resultando em riscos e/ou queimaduras na imagem, ou mesmo ao desaparecimento de cenas devido ao estado da fita. Como se isto não bastasse, o som aparecia frequentemente desincronizado...

É importante referir isto, porque "Planet Terror" incorpora todos estes elementos. Mas não fiquem preocupados, pois estas características apenas vem melhorar a experiência global do filme.

É difícil falar sobre "Planet Terror" sem revelar muito da história, pois esta é muito básica, tal como é apanágio dos filmes "Grindhouse"... Refira-se apenas que se desenrola numa área rural do Texas, onde a libertação "acidental" de uma arma biológica experimental transforma todos os que a inalam em zombies sedentos de carne humana. Um grupo de residentes com imunidade à substância terá de fazer frente à horda mutante para sobreviver... Obviamente que a satisfação de ver este filme não provem do enredo, mas sim do facto de cada cena ter algo intencionalmente divertido ou perturbante. Como exemplos refiram-se as quantidades absurdas de sangue libertado com cada tiro, ou uma metralhadora que substitui a perna de uma personagem e que de alguma forma dispara sem ser necessário premir o gatilho... e já imaginaram alguém a fugir de zombies montado numa daquelas motos para crianças?

Uma última nota para a parte sonora, com músicas que complementam na perfeição a aura retro do filme, dando ênfase aos teclados electrónicos das décadas 70 e 80, e aos riffs de guitarra distorcidos. Uma pérola.

Foi um filme que me deu um imenso prazer em ver. Há cenas violentas ou demasiado gráficas, por isso os mais sensíveis já ficam de sobreaviso, mas na sua maioria estes momentos são tão exagerados que deixam de ser violentos e quase parece um cartoon... Definitivamente um filme que devem ver, principalmente se forem fãs dos trabalhos de Tarantino e Rodriguez. Altamente recomendado.

O melhor: todo o ambiente "Grindhouse", conjugado com a mestria de Tarantino e Rodriguez
O pior: o enredo extremamente básico.

Classificação IMDB: 7.6/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10

Sem comentários: