sábado, 24 de janeiro de 2009

The X-Files: I Want To Believe (2008)

Género: Drama/Crime/Sci-Fi
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Os "X-Files" estão de volta, para continuar a história do filme anterior. Scully trabalha como médica num hospital católico, e tem em mãos uma criança que sofre de Doença de Sandhoff. Um dia é abordada por um agente do FBI que pretende contactar Mulder para os ajudar num caso que envolve o desaparecimento de uma outra agente do FBI. Scully dirige-se então até uma casa isolada no interior, onde Mulder vive escondido há seis anos pois fora condenado à morte depois dos acontecimentos do filme anterior, explica-lhe o caso e realça o facto de o FBI estar a seguir as indicações de um padre condenado por pedofilia, que afirma ter visões relacionadas com o crime que eles estão a investigar. Mulder cede ao apelo e, após contactar o FBI, é transportado para a sede, para melhor compreender o caso em questão.

Este filme, na minha opinião, seria um filme interessante se não fosse um filme "X-Files". Passo a explicar: o filme consegue misturar alguns elementos de horror com drama, e com uma dose de paranormal à mistura, de uma forma bastante eficaz; o seu enredo consegue ter várias camadas, apresentando algumas histórias em segundo plano que vêm valorizar o filme, como o já referido caso da criança com Doença de Sandhoff, que nos consegue prender sem retirar a atenção do enredo principal. No entanto, se nos abstrairmos dos elementos mais óbvios, falta-lhe algo que faça jus e que o aproxime dos "X-Files" a que estamos habituados. Isso, combinado com alguns erros mais ou menos óbvios na história (como é que Mulder se decide entregar ao FBI, depois de seis anos de fuga, apenas com base em algo transmitido oralmente, não directamente, ou seja, sem qualquer garantia?) faz com que este filme seja apenas um filme medíocre na história dos "X-Files".

Se não conhecer a série televisiva, tem capacidade para captar a atenção do leitor. No entanto os seus fãs encontrarão apenas mais um episódio, mas mais fraco e mais longo do que qualquer outro da série. Eu quis acreditar que este pudesse ser um bom filme... mas agora só quero acreditar que ainda vou ter direito a ver um filme que honre o legado da série.

O melhor: o regresso de "X-Files".
O pior: é um filme "X-Files", com muito pouco de "X-Files".

Classificação IMDB: 6.0/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

Sem comentários: