Género: Comédia/Drama/Romance
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Este filme passa-se em Nova Iorque, no verão de 1994. Nesta época, o hip-hop e as substância ilícitas reinam nas ruas da metrópole. O hip-hop ainda é uma forma de expressão, um choro da sociedade, muito diferente do hip-hop vazio e fútil dos dias de hoje. O pager é o meio de comunicação preferido, ainda longe de ceder o seu lugar ao telemóvel. Referências a Rudolph Giuliani, o mayor da cidade, são permanentes, como reflexo da implementação de leis que proíbem a música em altos berros, graffitis e consumo de álcool e drogas.
"The Wackness" debruça-se sobre a vida de Luke Shapiro, um jovem prestes a entrar na universidade, e que ganha a vida vendendo droga. Um dos seus clientes é o Dr. Jeffrey Squires (Ben Kingsley), um psiquiatra de meia idade. Dr. Squires estabelece um negócio com Shapiro, onde este lhe fornece marijuana em troca de sessões de terapia. Os dois criam uma amizade e, juntos, enfrentam os seus próprios fantasmas, os seus medos e as suas angústias.
O filme tece uma crítica à sociedade em que vivemos, uma sociedade que nos força a ser adultos, a seguir as regras do politicamente correcto, a perder a nossa liberdade, em última instância.
Shapiro é jovem, mas tem que crescer à força porque "os seus pais parecem adolescentes". É impossível não nos revermos nele, pois relembra-nos todas as dificuldades que sentimos ao passar para a idade adulta. Squires é adulto, mas apenas exteriormente, pois no seu íntimo ele nunca deixou de ser um adolescente irresponsável, o que se reflecte no seu fracasso como marido e como pai.
Um filme a não perder, definitivamente. Um dos melhores filmes que eu tive oportunidade de ver nos últimos tempos. Aposto que se tornará num clássico, um daqueles filmes que se falará daqui a alguns anos.
O melhor: Ben Kingsley num grande papel; Shapiro e Squires são duas personagens a não esquecer.
O pior: um filme que passará despercebido a muita gente, fruto de uma promoção deficiente.
Classificação IMDB: 7.2/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10
Sem comentários:
Enviar um comentário