sábado, 3 de outubro de 2009

Doubt (2008)

Género: Drama
Realizador: John Patrick Shanley
Com: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Estamos em 1964. Na paróquia de St. Nicholas, no Bronx (New York), a Irmã Aloysius Beauvier gere com mão de ferro o colégio católico local, incutindo o medo e a disciplina como forma de garantir o correcto funcionamento da instituição. A chegada do Padre Flynn à paróquia vem abalar os preceitos instalados, pois este é um homem carismático que acredita que a Igreja se deve adaptar à sociedade em vez de se fechar sobre si mesma. Mas quando a inocente Irmã James partilha com a superiora as preocupações de que o Padre Flynn poderá estar a tornar-se demasiado próximo de um dos alunos, esta última embarca numa cruzada pessoal para que o padre seja expulso da comunidade.

"Doubt" é um daqueles filmes que nos leva a reflectir sobre a sua premissa. A história de uma freira conservadora que "condena" um padre mais liberal apenas com base num rumor ou em suspeitas sem qualquer prova. Teria ela razão para tomar esta atitude ou deveria esperar até que surgissem provas? E se quando essas provas surgissem já fosse tarde demais?

Esta história, só por si, já seria motivo de interesse para muita gente. Mas "Doubt" consegue a façanha de reunir um grupo de actores que catapultam este título para patamares de qualidade difíceis de alcançar. À cabeça surgem Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman, dois dos melhores actores do cinema americano actual. Hoffman, dono de uma carreira solidamente construída e com um Óscar em 2005 pela sua prestação em "Capote", é um actor com um carisma único que raramente decepciona. Meryl Streep, por seu lado, dispensa apresentação. Esta dupla de titãs é muito bem complementada por dois grandes valores da geração actual de actores, Viola Davis e Amy Adams.

Streep está absolutamente perfeita na pele da austera Irmã Aloysius neste "Doubt", com uma performance que lhe valeu uma merecida nomeação na categoria de melhor actriz nos Óscares de 2009. O afável Padre Flynn é encarnado por Philip Seymour Hoffman, que nos oferece uma performance tão realista que quase nos ficamos a questionar se este homem não será mesmo um padre e se aquela não é de facto a sua história. Sem surpresa, foi também nomeado em 2009 para o Óscar de melhor actor secundário. Amy Adams, para mim a luz deste filme, destaca-se pela inocência da sua personagem e pela sua dedicação a este papel, e consegue uma performance memorável também reconhecida pela Academia, que a nomeou para a categoria de melhor actriz secundária. Por último, Viola Davis: com apenas cerca de quinze minutos de ecrã consegue ser nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária. A razão: o realismo da sua personagem, que apesar da breve aparição consegue tocar toda a audiência e elevar decisivamente o nível de qualidade do filme.

"Doubt" é apenas o segundo filme do realizador John Patrick Shanley, mais conhecido pelas suas qualidades como argumentista/escritor, mas a competência demonstrada neste filme só me faz esperar que nos volte a presentear em breve com mais fitas de grande qualidade. Em "Doubt", o realizador consegue a proeza de manter o argumento interessante e encoberto por uma fina névoa de mistério, tudo isto culminado com uma edição praticamente perfeita, com um enfoque nos diálogos mas sem nunca prejudicar o seu ritmo que, apesar de lento, se mostra completamente adequado.

Este é sem dúvida um filme que nenhum amante de cinema deve perder. "Doubt" é daqueles filmes que não surgem todos os anos, e só aqueles que preferem experiências mais supérfluas e imediatas não o conseguirão apreciar. Recomendo-o sem qualquer "dúvida".

O melhor: as prestações dos actores.
O pior: o início é algo lento, demorando a cativar a audiência.
Alternativas: Priest (1994), The Crucible (1996), Notes on a Scandal (2006)

Classificação IMDB: 7.8/10
Classificação RottenTomatoes: 6.9/10

Sem comentários: