Género: Horror/Suspense/Thriller
Realizador: Phedon Papamichael
Com: Elizabeth Rice, Thomas Dekker, Kelly Blatz e Adam Goldberg, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Numa pequena cidade no estado de Maryland, um incidente vem perturbar a calma vivida pela comunidade. O suicídio de um jovem adolescente parece ter despoletado uma série de violentos suicídios em cadeia. Este adolescente é filho de uma mulher falecida naquela mesma cidade há alguns anos atrás, de uma forma violenta e misteriosa, que era acusada de praticar bruxaria e de idolatrar os demónios. Quando rumores de uma suposta maldição começam a circular pela cidade, Aidan, irmão do adolescente que se suicidou, começa a ser perseguido e a ser vítima de agressões devido ao passado da sua família. Os habitantes locais são fervorosos crentes cristãos e, inspirados pelo fanático pastor da igreja local, formam um grupo de vigilantes capazes de fazer tudo para trazer de novo a paz a esta comunidade temente a Deus.
"From Within" é um filme cujo argumento segue as linhas básicas dos filmes de horror psicológico clássicos. Assim sendo, não contem com violência gráfica excessiva, como podemos assistir em filmes como "Saw" ou "Hostel", limitando-se ao essencial para transmitir a sua mensagem.
O argumento deste filme é relativamente interessante, e com um grande potencial para se tornar apelativo e assustador. No entanto, à medida que o tempo vai passando o filme vai-se tornando repetitivo e até previsível, retirando uma grande parte da tensão que poderia alcançar. Consegue no entanto surpreender com o seu final, e tem o mérito de abordar um tema que não é frequentemente tratado em filmes - o fanatismo cristão de algumas comunidades mais fechadas.
O desempenho dos actores torna "From Within" bastante agradável de assistir, porém não contem com performances dignas de um qualquer prémio. Podia talvez destacar o trabalho realizado por Thomas Dekker ("Heroes", "Terminator: The Sarah Connor Chronicles") ou por Elizabeth Rice ("Mad Men"), mas prefiro não o fazer pois nãp se destacam dos demais de uma forma óbvia, mantendo-se todos num patamar médio em termos de qualidade. O mérito aqui cabe ao realizador Phedon Papamichael (mais conhecido pelos seus trabalhos como director de fotografia, em títulos como "Walk The Line" ou "3:10 to Yuma"), que com um bom trabalho de câmara e com uma gestão muito competente do ritmo do filme consegue trazer ao de cima o melhor possível de cada aspecto deste "From Within".
No capítulo técnico este filme consegue somar alguns pontos, com efeitos visuais muito bem conseguidos a adicionar ao já mencionado trabalho de câmara. A música cumpre na perfeição o seu papel, ao dar o tom dos acontecimentos e embalar a audiência neste sentido, sem nunca se tornar incomodativa.
Em suma, "From Within" é um título mediano no vasto catálogo de filmes de horror. É no entanto bastante competente naquilo que faz, e poderá merecer uma visualização dos mais fanáticos deste género de filmes. Pondere uma oportunidade ou evite-o, dependendo da sua preferência por este género.
O melhor: bom trabalho do realizador, atendendo às limitações.
O pior: torna-se repetitivo, o que prejudica a atenção da audiência.
Alternativas: Carrie (1976), Jacob's Ladder (1990), Frailty (2001)
Classificação IMDB: 5.7/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Sem comentários:
Enviar um comentário