quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Slumdog Millionaire (2008)

Género: Drama/Romance
Realizador: Danny Boyle
Com: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kappor e Irrfan Khan, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Slumdog Millionaire" é a história de Jamal Malik, um órfão de dezoito anos de idade, crescido nos bairros de lata de Mumbai, a segunda cidade mais populada do mundo. Jamal concorre ao célebre programa televisivo "Who wants to be a millionaire?" ("Quem quer ser milionário?", em português), e está a apenas uma questão de conseguir ganhar o prémio máximo, vinte milhões de rupias. Mas será possível a um rapaz que nunca andou na escola e que cresceu como criminoso, vencer este concurso? Ou estará ele a fazer batota?

Por esta altura já todos devem pelo menos ter ouvido falar deste filme. Foi o grande vencedor da edição de 2009 dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América com oito estatuetas, entre as quais o de Melhor Filme e o de Melhor Realizador. É portanto óbvio que estamos perante um grande filme, certo? Não, na minha opinião.

Mas vamos por partes. Visualmente o filme está muito bom, sempre com cenas muito coloridas e com um excelente trabalho de câmara que salienta a riqueza indiana em termos de diversidade de cenários. A banda sonora também está muito bem escolhida, mostrando-se muito agradável e complementando muito bem todo o resto da obra.

No entanto, os restantes elementos de "Slumdog Millionaire" não estão a este nível. Um dos aspectos que destaco é a fraca relação emocional que cria com a audiência. "Slumdog Millionaire" limita-se a debitar várias cenas da vida de Jamal sem nunca prender os espectadores às personagens. De facto, é quase com indiferênça que vemos as cenas a passar à nossa frente: não sentimos compaixão quando Salim se redime e "muda" o seu coração, não sentimos tristeza quando vemos as pobres crianças a crescer no meio do lixo e a mendigar nas ruas, não sentimos alegria quando Jamal reencontra Latika... E porque é que isto acontece? Normalmente acontece porque as personagens são mal construídas, mas aqui as razões são outras: performances fracas dos actores e péssimos diálogos. De uma forma geral, praticamente todos os actores apresentam um desempenho medíocre, o que se nota mais nas personagens principais devido ao tempo que passam em cena. Dev Patel parece só ter uma expressão facial, Freida Pinto passa mais tempo a sorrir para a câmara do que realmente a actuar, Anil Kapoor tem uma postura de quem se acha o maior actor do mundo e as crianças nunca conseguem ser suficientemente naturais quando estão em cena.

Outro problema é um aspecto que eu normalmente critico nestes filmes que se desenrolam em países cuja língua oficial não é o inglês. Nas primeiras cenas é utilizado o hindi para as personagens comunicarem entre si, mas o problema surge quando estas começam a utilizar o inglês para se exprimirem, o que origina cenas inverosímeis como aquela em que Jamal, enquanto criança, se faz passar por guia para estrangeiros no Taj Mahal, comunicando com estes de um modo absolutamente perfeito.

Adicione-se a isto um argumento em que as situações encaixam que nem peças de um puzzle umas nas outras de um modo tão conveniente que se torna forçado, aliado a uma mão cheia de situações que seriam impossíveis de ocorrer se estivéssemos a falar da realidade, e o resultado final não parece muito famoso.

Mas então porquê o sucesso deste "Slumdog Millionaire"? Primeiro porque, na minha opinião, neste momento a Índia está na moda. Depois porque junta o espírito exuberante do cinema indiano às melodias exóticas desta cultura, fazendo disto pano de fundo para uma história de conto de fadas sobre a paixão entre dois jovens que cresceram na pobreza. O que há aqui para não gostar?

Como já devem ter compreendido, não posso recomendar "Slumdog Millionaire". Não é um grande filme, mas também não é um filme péssimo, sendo mais um exemplo de um filme mediano altamente sobrevalorizado. Se compararem "Slumdog Millionaire" com qualquer outro filme que tenha recebido o Óscar de Melhor Filme no passado percebem o que eu quero dizer.

O melhor: a música e o aspecto visual.
O pior: demasiado sobrevalorizado.
Alternativas: Earth (1998), Monsoon Wedding (2001), Cidade de Deus (2002)

Classificação IMDB: 8.4/10
Classificação RottenTomatoes: 8.2/10

Sem comentários: