Género: Drama/Ficção Científica/Thriller
Realizador: Seth Grossman
Com: Chris Carmack, Rachel Miner, Kevin Yon e Lynch R. Travis, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Sam Reide é um homem com o estranho poder de viajar no tempo, até eventos no passado. Ele trabalha em conjunto com o departamento da polícia na resolução de crimes cuja investigação não consegue avançar mais, através de viagens até ao passado, assistindo aos crimes e reportando a identidade dos perpetradores. Um dia, Sam recebe a visita de Rebecca Brown, irmã de uma antiga namorada de Sam, Elizabeth, brutalmente assassinada há alguns anos. Esta entrega-lhe o diário da irmã e conta-lhe que Lonnie Flennons, namorado de Elizabeth pela altura da sua morte, está inocente e será executado em breve, acusado do terrível crime. Relutantemente, Sam acede ao pedido e prepara-se para enfrentar os seus fantasmas, mas terá que ter cuidado pois qualquer acção que tenha no passado poderá ter sérias repercussões no presente.
"The Butterfly Effect 3: Revelations" é o terceiro filme de uma série que se iniciou em 2004, com "The Butterfly Effect". Apesar do título em comum, todos os filmes têm histórias completamente distintas, sendo que o único ponto que possuem em comum é a habilidade dos protagonistas em viajar no tempo e alterar o presente através de acções no passado.
O argumento de "The Butterfly Effect 3: Revelations" tem algumas falhas mas, no geral, é interessante. A forma como desafia a audiência a tentar descobrir o mistério que esconde é eficaz e permite-lhe que esta se mantenha cativada durante a duração do filme. Há algumas cenas mais dramáticas que estão muito bem construídas, o que só atesta a qualidade do guião. O filme aposta, fundamentalmente, nos paradoxos causados com as constantes viagens no tempo, e na forma como estas causam mudanças no presente. Porém, as variações constantes na linha temporal fazem com que o filme se torne mais complicado de acompanhar, e dá azo a algumas falhas no argumento que poderiam ser evitadas.
Os actores tem performances que se revelam adequadas, sem brilhantismo mas bastante competentes. O único actor com que não consegui encarar foi Richard Wilkinson, que me pareceu um pouco desajustado do seu papel.
Alguns aspectos onde o filme consegue de facto somar alguns pontos são a cinematografia, o som e os efeitos especiais. A única queixa que tenho é o sentimento de claustrofobia que o filme transmite em algumas situações, devido à utilização de cenários fechados e pouco iluminados. "The Butterfly Effect 3: Revelations" esconde uma história que gira em volta de uma figura que fica conhecido como o "Assassino de Pontiac", e como tal há várias cenas mais gráficas, mas que estão realizadas de uma forma muito profissional. Aproveito para alertar que este filme se destina a um público mais maduro, em grande parte devido à violência envolvida mas também devido a uma cena de sexo mais explícita.
Em suma, "The Butterly Effect 3: Revelations" vem trazer um novo fôlego à série, depois do fracasso que se revelou o segundo capítulo. Não chega ao patamar de sucesso do primeiro "The Butterfly Effect", como o comprova o lançamento directo para o mercado de DVDs, mas apresenta-se como uma sólida experiência de entretenimento. Se a premissa o atrai, então recomendo-lhe que lhe dê uma oportunidade. Mas não vá com as expectativas muito elevadas...
O melhor: a cinematografia.
O pior: não satisfaz completamente; alguns erros lógicos no argumento.
Alternativas: Back to the Future (1985), Timecop (1994), Twelve Monkeys (1995), The Butterfly Effect (2004)
Classificação IMDB: 5.9/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Sem comentários:
Enviar um comentário