sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tyson (2008)

Género: Documentário
Realizador: James Toback
Com: Mike Tyson, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Tyson" é um documentário sobre a vida do famoso Mike Tyson, um lutador de boxe com tanto de virtuoso como de problemático. O documentário acompanha os momentos marcantes da carreira de Mike Tyson, desde a sua infância até à actualidade.

Tyson, com 42 anos de idade à data da realização deste documentário, relata na primeira pessoa o que lhe passava pela mente em todos as situações que nos são apresentadas. Desde a sua infância, na problemática Brooklyn para onde os seus pais se foram obrigados a mudar devido a dificuldades financeiras, e onde foi vítima de bullying, Tyson recorda todos os momentos que o levaram à situação onde hoje se encontra. Tyson fala sem rodeios da fase da sua vida em que, com pouco mais de 13 anos, se junta a outros jovens e começa a participar em roubos que o levariam inúmeras vezes até à prisão.


É igualmente retratada neste documentário a forma como Mike Tyson entra no mundo do boxe, e as etapas que o levariam ao título de campeão do mundo de pesos-pesados com apenas 20 anos, estabelecendo um recorde que ainda hoje perdura.

Há ainda tempo para Tyson recordar a fase descendente da sua carreira, onde não se imiscui de comentar a sua relação com as drogas e o sexo, e polémicas como a sua condenação por violação de uma jovem ou a célebre dentada na orelha de Evander Holyfield.

O documentário intercala os comentários de Mike Tyson com imagens e vídeos de arquivo, criando um ambiente intimista onde o célebre pugilista se mostra como realmente é, falando de uma forma franca sobre tudo aquilo por que passou.


Este documentário é dirigido para os fãs de Mike Tyson, ou para os amantes do boxe em geral. Aqueles que apreciam documentários sobre grandes figuras do desporto também encontrarão aqui alguns motivos de interesse. Em suma, se a ideia de um documentário sobre Mike Tyson, quer como homem, quer como pugilista, lhe levanta pelo menos a curiosidade, então provavelmente não se arrependerá com a visualização deste documentário.

O melhor: Tyson, com uma franqueza raramente vista.
O pior: seria mais interessante ver outras pessoas, para além de Mike Tyson, a dar o seu testemunho e a versão dos acontecimentos.
Alternativas: When We Were Kings (1996), The Smashing Machine (2002), Unforgivable Blackness: The Rise and Fall of Jack Johnson (2004)

Classificação IMDB: 7.6/10
Classificação RottenTomatoes: 7.1/10
Classificação MovieReviews.com: 3.6/5

A minha classificação:

Sem comentários: