terça-feira, 8 de março de 2011

12 Angry Men (1957)

Género: Drama
Realizador: Sidney Lumet
Com: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley e Jack Warden, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Um pobre, jovem americano de origem hispânica é levado a tribunal, acusado do homicídio do seu pai. Após a apresentação das provas, o júri reune-se numa sala do tribunal, onde deverá deliberar por unanimidade sobre a inocência (ou culpa) do jovem. Quando tudo parece indiciar um veredicto rápido, o grupo de jurados decide votar. Onze homens consideram o jovem culpado, um vota o contrário.

"12 Angry Men" é um daqueles filmes que, apesar de já ter sido realizado há mais de meio século, se mantêm assustadoramente actual. É um filme sobre os preconceitos que cada uma das personagens carrega consigo, e que influenciam a forma como olham para o caso que têm em mãos. Mais até, é um filme que nos faz reflectir sobre os nossos próprios preconceitos, numa sociedade que não mudou assim tanto como somos levados a crer, nas últimas décadas.


Também ao nível do argumento e da realização este filme nos surpreende. É incrível como o realizador consegue prender a nossa atenção com apenas 12 homens numa pequena sala. Durante toda a duração o filme desenrola-se numa única sala (com excepção de alguns minutos no WC desta), mas conseguimos viajar mentalmente por várias outras localizações e conhecer outras personagens apenas pelo relato dos factos apresentados pelos membros do júri.

"12 Angry Men" é a prova de que um filme não precisa de efeitos visuais elaborados ou cenas muito complexas quando se tem um bom argumento. Estes são factores que sem dúvida engrandecem um filme, mas não há nada que substitua uma grande história, por mais simples que seja.


Não tenho mais nada a dizer sobre este título. "12 Angry Men" é um daqueles filmes obrigatórios. Se nunca o viu, não perca mais tempo: corra a procurar este clássico.

O melhor: a simplicidade.
O pior: mesmo com uma premissa tão simples, poderia ter uma maior duração.
Alternativas: Rear Window (1954), Reservoir Dogs (1992), The Man From Earth (2007)

Classificação IMDB: 8.9/10
Classificação RottenTomatoes: 8.9/10
Classificação MovieReviews.com: 4.1/5

A minha classificação:

Sem comentários: