quinta-feira, 3 de março de 2011

Die Päpstin (Pope Joan) (2009)

Género: Drama/Biografia
Realizador: Sönke Wortmann
Com: Johanna Wokalek, John Goodman, David Wenham e Lotte Flack, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Numa pequena aldeia germãnica, no início do século IX, vive um homem que segue à risca todos os ensinamentos religiosos com que foi educado. A sua fé inabalável e o seu carácter implacável fizeram dele o responsável espiritual da aldeia. O seu filho mais velho é educado à sua imagem, aprendendo a ler o latim e a cumprir os seus deveres para com a Igreja, para que um dia possa ser levado para o mosteiro da região, tornando-se o orgulho da família. A filha deste homem, Johanna, destaca-se pelo potencial intelectual que demonstra, apesar de ser apenas uma criança. Às escondidas, por ser algo completamente interdito para as mulheres, Johanna aprende a ler latim com o irmão, e rapidamente o ultrapassa no nível de conhecimentos, a todos os níveis. Quando, um certo dia, um monge vem à aldeia para avaliar o potencial do jovem, fica estupefacto com as capacidades de Johanna e propõe ao pai levá-la em vez do irmão. Algo que este rejeita imediatamente, pois ele vê como heréticas as atitudes da pequena Johanna. Este é apenas mais um obstáculo na vida de Johanna, numa longa caminhada que está apenas a começar.


"Die Päpstin", ou "Pope Joan" no título em inglês, é um filme que se baseia na lenda de uma mulher que conseguiu chegar ao topo da hierarquia da Igreja Católica, numa época em que isto não só não era permitido (aliás, facto que ainda hoje se verifica) como as mulheres eram vistas como seres inferiores e indignos sequer de ser educados. Muitos dizem que esta lenda é a mais pura das verdades, outros afirmam tratar-se de ficção e que, portanto, nunca ocorreu. Não me cabe julgar a veracidade destes acontecimentos, deixo isso para o leitor. Estou aqui para falar sobre o filme.

Tratando-se de um filme europeu, logo à partida podemos excluir da equação os valores de produção praticados em Hollywood. "Die Päpstin" tenta esconder as suas lacunas neste aspecto, mas nem sempre o consegue, como o demonstram algumas cenas, especialmente as de exterior, nas cidades ou com grandes aglomerados de pessoas. De uma forma geral, a caracterização está a um nível abaixo da média. Felizmente, o filme compensa este ponto negativo com o seu enredo, através de uma história interessante e capaz de prender a atenção até ao final. Mas se é inegável a qualidade do argumento, também não podemos negar que este sofre de alguns problemas, nomeadamente ao nível do ritmo, nem sempre adequado, com sequências em que progride rapidamente e outras em que parece estagnar. Os actores são competentes, sem deslumbrar.


Em jeito de conclusão, "Die Päpstin" é um bom filme, na minha opinião, especialmente se gostar deste género de filmes que se baseiam em eventos históricos. O seu final merecia ser melhor tratado, pois desilude. Apesar de vários defeitos, a força do seu argumento é suficiente para não se arrepender da sua visualização. É um filme que recomendo, se sentiu curiosidade.

O melhor: o argumento.
O pior: os efeitos visuais, especialmente a caracterização.
Alternativas: La passion de Jeanne d'Arc (1928), Ordet (1955), A Man for All Seasons (1966)

Classificação IMDB: 6.6/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Classificação MovieReviews.com: 3.6/5

A minha classificação:

Sem comentários: