segunda-feira, 23 de março de 2009

Choke (2008)

Género: Comédia/Drama
Realizador: Clark Gregg
Com: Sam Rockwell, Anjelica Huston, Kelly Macdonald e Brad William Henke, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Neste filme acompanhamos Victor Mancini, um viciado em sexo que desiste da sua licenciatura em medicina para poder providenciar os melhores cuidados à sua mãe, que sofre de Alzheimer. Victor - tal como o seu melhor amigo, Denny - trabalha como intérprete histórico num parque temático onde se recria o ambiente vivido durante a colonização da América. Durante a noite, ele executa um esquema em restaurantes de luxo onde simula que se engasga com a comida, para assim se aproximar das abastadas pessoas que o salvam da morte por asfixia.

O facto de se tratar da adaptação de um livro de Chuck Palahniuk (autor do célebre "Fight Club") foi, para mim, a primeira razão que me fez despertar a curiosidade por este filme. Apesar do filme misturar comédia com drama, o primeiro género é mais preponderante, mas reconheço que possa não cumprir totalmente a sua missão. Tem alguns momentos simplesmente brilhantes, capazes de nos fazer soltar uma valente gargalhada, mas no geral não é consistentemente cómico. E a sua temática, com um forte cariz sexual, pode ser suficiente para afastar alguns dos seus espectadores. Se a isto adicionarmos um orçamento reduzido, as perspectivas não são muito animadoras...

No entanto, e até algo surpreendentemente, o filme acaba por funcionar, muito por causa dos temas polémicos que não tem qualquer problema em abordar. É um filme que não agradará a todos, não há qualquer dúvida nisso, pois para o apreciar é preciso ver para além daquilo que é mostrado na tela. Não é um grande filme, longe disso, e sofre de vários erros que quase podem ser considerados amadores (saliento o ritmo descompassado do filme, que ora acelera ora diminui, não deixando que o espectador se deixe absorver, e o exagero na quantidade de flashbacks, que prejudicam o desenrolar da narrativa), mas alguns bons desempenhos por parte de alguns actores, e o argumento por vezes algo non-sense, balanceiam um pouco os seus aspectos negativos.

Em suma, "Choke" é um filme que pode agradar a uma pequena fatia da audiência, sendo um filme mediano para a generalidade dos espectadores.

O melhor: desempenhos eficazes de alguns actores, nomeadamente Sam Rockwell; o carácter polémico.
O pior: produção deficiente.
Alternativas: Fight Club (1999), Before The Devil Knows You're Dead (2007)

Classificação IMDB: 6.9/10
Classificação RottenTomatoes: 5.7/10

Sem comentários: