sexta-feira, 13 de março de 2009

The Day The Earth Stood Still (2008)

Género: Sci-Fi/Thriller
Realizador: Scott Derrickson
Com: Keanu Reeves, Jennifer Connelly, Jaden Smith e John Cleese, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme é um remake do clássico de 1951 com o mesmo nome. A sua premissa é simples: uma comunidade de raças alienígenas tem vindo a observar a evolução da raça humana e, ao verificar que esta não segue o melhor rumo, decide enviar um mensageiro para lhes comunicar o destino que tem traçado para eles.

O realizador altera propositadamente alguns elementos do enredo original, para tornar o filme mais actual e apelativo para uma maior faixa da audiência. Por exemplo, na versão original, a razão da intervenção da raça alienígena foi a corrida ao arsenal nuclear que se vivia na altura, enquanto que no remake é o aquecimento global que despoleta os acontecimentos. Se esta mudança é compreensível, já outras são mais questionáveis, a começar por Klaatu, o mensageiro alienígena, que na versão original é uma personagem bem mais complexa, simpática e sombria ao mesmo tempo, é agora transformado numa personagem que mais parece um robô, um indivíduo com comportamentos quase autistas, desprovido de qualquer expressão ou emoção (não admira a escolha de Keanu Reeves para este papel).

E, acima de tudo, o filme falha no seu propósito principal: questionar a audiência sobre o rumo que nós, enquanto Humanidade, seguimos. Em 1951, e apesar de todas as limitações técnicas, Robert Wise conseguiu transmitir esta mensagem na perfeição, mas 57 anos depois Scott Derrickson dá mais primazia aos efeitos especiais e esquece-se que há mais num filme para além disso.

O tempo se encarregará de fazer com que as pessoas se esqueçam deste filme. "The Day The Earth Stood Still" merece um remake, mas não este.

O melhor: adição de alguns elementos no enredo que lhe adicionam profundidade.
O pior: com excepção da componente estética, é muito inferior em todos os aspectos quando comparado com o original.
Alternativas: The Day The Earth Stood Still (1951), Invasion of the Body Snatchers (1956), Signs (2002)

Classificação IMDB: 5.6/10
Classificação RottenTomatoes: 4.1/10

Sem comentários: