segunda-feira, 30 de março de 2009

Quarantine (2008)

Género: Horror/Suspense
Realizador: John Erick Dowdle
Com: Jennifer Carpenter, Steve Harris, Jay Hernandez e Columbus Short, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Angela Vidal é uma repórter de um canal de televisão, e em conjunto com o seu cameraman, é designada para efectuar uma reportagem num quartel dos bombeiros de Los Angeles, acompanhando permanentemente uma das equipas. Tudo decorre normalmente até os bombeiros receberem uma chamada de emergência, que os leva até um bloco de apartamentos. A vítima apresenta sintomas estranhos, e ataca a equipa de socorro quando estes se preparavam para cuidar dela. Acto contínuo, o prédio é selado com todas as pessoas que se encontram no seu interior, o que inclui os seus inquilinos, bombeiros, polícias e a equipa de reportagem.

Este filme recorre a um estilo que parece estar muito em voga nos últimos tempos, a visualização do filme a partir das imagens captadas por uma única câmara de vídeo, transportada por uma das personagens. Esta técnica permite esconder algumas das limitações do filme, ao mesmo tempo que procura maximizar a integração entre o espectador e o filme. No entanto há algumas pessoas que se sentem desconfortáveis, com sintomas de enjoo, devido ao movimento constante da câmara.

Como referido, o filme consegue esconder algumas lacunas, mas outras são por demais evidentes. A começar pelas personagens, que na sua grande maioria apresentam decisões comportamentais discutíveis, com apenas meia dúzia de pormenores que as distinguem umas das outras. A história também é muito linear, e extremamente previsível em alguns pontos.

Mas nem tudo é mau. Salientam-se alguns momentos muito bons, com situações tensas e que prendem a audiência ao ecrã, e algumas reminiscências dos bons filmes de horror do passado. O ritmo acelerado do filme também contribui positivamente para o resultado final, pois não há nenhuma cena em que não esteja a acontecer algo relevante para a história.

Em jeito de conclusão, o filme possui os ingredientes para poder ser bastante melhor, bastando para isso apenas uma maior atenção aos pormenores e alguns retoques no argumento. Se não for grande apreciador deste género de filmes, então não perde nada se o evitar.

O melhor: o explorar das emoções da audiência, nas cenas de maior tensão.
O pior: as personagens, tão profundas como um boneco de cartão.
Alternativas: Dawn Of The Dead (1978), The Blair Witch Project (1999), Cloverfield (2008)

Classificação IMDB: 6.2/10
Classificação RottenTomatoes: 5.7/10

Sem comentários: