sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Autopsy (2008)

Género: Horror
Realizador: Adam Gierasch
Com: Jessica Lowndes, Robert Patrick, Jenette Goldstein e Robert LaSardo, entre outros.
Trailer
Poster encontrado aqui.

Um grupo de jovens, após uma noite de diversão, viaja de carro em direcção a casa. Mas na viagem o carro descontrola-se e acaba por embater contra uma árvore. Nenhum dos jovens sofreu qualquer dano grave, apenas alguns arranhões e hematomas, mas pouco tempo depois uma ambulância chega ao local do acidente e transporta-os até ao Mercy Hospital, o hospital local, para realizarem uma série de exames por precaução. E aqui é que as coisas se começam a complicar, pois este é na realidade um hospital abandonado, dirigido pelo Dr. Benway, um psicopata que com a ajuda de um staff mínimo conduz uma série de experiências inumanas sobre os seus pacientes.

"Autopsy" é um filme estranho. Mesmo muito estranho. E é estranho porque se trata de um típico filme B, realizado em 2008, que conta com algumas caras conhecidas (Robert Patrick - "Terminator 2: Judgement Day", "The X-Files", "The Fix"; Robert LaSardo - "Death Race", e inúmeras séries televisivas; Jenette Goldstein - "Aliens") mas que nunca se parece levar a sério, ao misturar comédia com horror, com o seu expoente em cenas de humor negro extremo ou em cenas mais gráficas mas com efeitos especiais sofríveis. De facto este último aspecto é particularmente relevante, pois apesar de algumas cenas contarem com uma violência gráfica excessiva mas até certo ponto credível, outras perdem todo o seu impacto devido a um péssimo trabalho de caracterização e de efeitos especiais.

Quanto ao argumento, esperem encontrar aqui todos os clichés habituais deste género de filmes: um médico que gosta de fazer experiências, um enorme edifício abandonado no meio do nada, "fantasmas" que vagueiam pelos corredores e que deixam avisos de uma forma críptica, um grupo de jovens tão estúpidos que nem nos importamos quando o Dr. Maluco os começa a cortar às postas... Apesar de tudo isto o filme consegue ainda assim criar uma identidade muito própria, recorrendo à já referida dualidade horror/comédia. Mas não tenham qualquer dúvida: apesar dos elementos de comédia, "Autopsy" é um filme de horror com muito gore.

O argumento deste filme tem vários erros, que vão desde os relacionados com a história em si (algumas decisões vão completamente contra o que o senso comum ditaria), até outros mais particulares (em algumas cenas os actores sussurram quando estão escondidos, mas depois desatam aos berros um com o outro mal um dos perseguidores sai da sala onde eles se encontram, sem que este os oiça!). O enredo é bastante linear, apesar de a partir de uma determinada altura os protagonistas se encontrarem separados, em situações diversas.

Quanto às performances dos actores... nem sei por onde começar. Tenho a certeza que muitos filmes amadores contam com melhores interpretações do que este "Autopsy". Com a excepção de Robert Patrick, que apresenta um desempenho aceitável, todos os outros actores se aparentam mais com uma série de marionetas do que com pessoas reais. Demasiado maus. Mas a posteriori desconfio que este aspecto foi mais uma opção do realizador, atendendo ao ambiente global do filme.

Nada mais a dizer. Um filme a evitar, um dos piores que vi nos últimos tempos. Só os amantes do género "tão mau que é quase bom" poderão ponderar em dar uma oportunidade a filme. A autópsia é clara, este filme devia estar morto e enterrado.

O melhor: alguns momentos conseguem de facto ser cómicos ou perturbadores.
O pior: praticamente tudo o que está entre a sequência de introdução do filme e os créditos.
Alternativas: Friday the 13th (1980), House on Haunted Hill (1999), Saigo No Bansan (2005), Hostel (2005)

Classificação IMDB: 5.1/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: