terça-feira, 17 de novembro de 2009

Direct Contact (2009)

Género: Acção
Realizador: Danny Lerner
Com: Dolph Lundgren, Gina May, Michael Paré e Bashar Rahal, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Mike Riggins é um ex-militar das forças especiais dos Estados Unidos da América, que participou em várias missões no Leste Europeu. Após a sua saída do exército, Riggins dedicou-se ao contrabando de armamento na Rússia, mas esta actividade levou-o à detenção num dos piores estabelecimentos deste país. Um ano depois, um agente americano propõe-lhe dinheiro e liberdade se ele cumprir uma última missão: resgatar Ana Gale, uma cidadã americana raptada por Vlado, um senhor da guerra sem escrúpulos.

Vamos começar pelos aspectos positivos. "Direct Contact" é um filme de acção, direccionado exclusivamente para os amantes deste género de filmes. E de facto há bastante acção durante a sua duração: as perseguições ao volante de carros, motos, e camiões, a fugir de Hummers, helicópteros e até tanques, são uma constante; há explosões gigantescas no ecrã e balas a voar frequentemente; há cenas de luta corpo-a-corpo e tudo o mais que possam esperar num deste filmes um-homem-contra-um-exército. Há cenas mais violentas que quase se tornam hilariantes. Há ainda uma história por trás que, apesar de simples e linear, tem alguma validade. E depois temos Dolph Lundgren, num papel que já o vimos encarnar dezenas de vezes, com o desempenho habitual. "Direct Contact" é um filme de acção da velha guarda, não há qualquer dúvida. Mas os aspectos positivos acabam por aqui.

Para a audiência mais exigente, "Direct Contact" é igual a centenas de filmes, com a agravante de ser realizado com um orçamento reduzido, o que tem um impacto significativo no aspecto global do filme. Mike Riggins é o típico ex-militar, numa fase negativa da sua vida, que é abordado por alguém que pretende utilizar as suas capacidades para um determinado objectivo. Não falta a habitual figura feminina, que inicialmente se mostra brava e corajosa, mas que depois acaba sempre por sucumbir aos encantos do nosso herói. Clichés, clichés e clichés. Este filme está cheio deles.

Em suma: algumas boas cenas de acção, mas um argumento genérico, uma realização medíocre, uma produção muito fraca e performances sofríveis por parte dos actores (com a excepção de Dolph Lundgren, que está uns pontos acima do resto do elenco), prejudicam decisivamente o desempenho final deste filme. "Direct Contact" só poderá agradar aos fãs de Dolph Lundgren e aos amantes do género, e mesmo alguns destes últimos poderão ficar decepcionados.

O melhor: algumas cenas conseguem surpreender.
O pior: quase tudo, com especial relevo para a realização.
Alternativas: Mad Max 2 (1981), Die Hard (1988), Lat Sau San Taam (1992)

Classificação IMDB: 4.1/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: