quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ready? OK! (2008)

Género: Comédia
Realizador: James Vasquez
Com: Lurie Poston, Carrie Preston, John G. Preston e Michael Emerson, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Joshua Down é um rapaz normal, que não é bem como os outros. Enquanto os seus colegas fazem tudo por tudo para conseguirem um lugar na equipa de futebol, Joshua sonha com o dia em que as austeras freiras que dirigem o colégio que frequenta o deixarão fazer parte do grupo de cheerleaders que anima os jogos da equipa. Mas esta é a menor das preocupações de Andrea Dowd, a sua mãe, uma mulher com a vida em frangalhos por ter de se dividir entre o seu emprego como produtora de programas de televisão e a função de chefe de uma família quase disfuncional. Para complementar o cenário adicione-se um irmão de meia idade que, após falir mais uma vez, regressa à casa onde cresceu.


"Ready? OK!" é um filme realizado com um orçamento bastante reduzido, facto que é notório em várias cenas ao longo do filme. Mas verdade seja dita, o filme vive bem com isso. O filme centra-se na figura do pequeno Joshua, que começa a despertar preocupações naqueles que o rodeiam devido a uma série de situações tipicamente associados à homossexualidade. De louvar o cuidado do realizador em lidar com esta situação, conseguindo contornar a abordagem quase fundamentalista com que este tema é muitas vezes abordado. Mas a partir de um dado momento é a personagem encarnada por Carrie Preston, a mãe, quem se impõe no ecrã. Não sei se foi propositado, uma decisão do realizador ou do argumentista, ou se foi pura e simplesmente o talento da actriz, mas a personagem que no início é o estereótipo da austera mãe solteira evolui para se transformar na personagem que é, para mim, o ponto mais forte do filme em termos qualitativos.


O resto é mais do mesmo: personagens estereotipadas, piadas fáceis que só a espaços arrancam um ligeiro sorriso à audiência, situações exageradas,... Não vale a pena alongar-me muito mais, com certeza já perceberam a minha opinião sobre este "Ready? OK!". É um filme em que o realizador tenta tirar o maior partido dos parcos recursos que tem, algo que em grande parte é conseguido satisfatoriamente, mas que no final acaba por deixar uma situação de quase desilusão. Como já referi, a abordagem profissional a um tema sensível e a prestação de Carrie Preston são os únicos motivos de interesse. Procure alternativas e ficará melhor servido, na minha opinião.

O melhor: Carrie Preston, pelo seu desempenho e pela evolução da sua personagem.
O pior: o recurso constante à piada gasta.
Alternativas: Ma Vie en Rose (1997), Billy Elliot (2000)

Classificação IMDB: 6.6/10
Classificação RottenTomatoes: 3.4/5
Classificação MovieReviews.com: 3.0/5

A minha classificação:

Sem comentários: