terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

The Station Agent (2003)

Género: Drama
Realizador: Thomas McCarthy
Com: Peter Dinklage, Bobby Cannavale, Patricia Clarkson e Michelle Williams, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Quando o seu melhor amigo morre, Finbar McBride, um homem que padece de nanismo, muda-se de armas e bagagem para uma remota aldeia em New Jersey para viver uma vida de solidão. Apaixonado pelo mundo dos comboios e locomotivas, o ex-funcionário de estação passa os dias a ler livros sobre comboios e a observar os poucos que circulam na linha férrea que passa pela aldeia. Habituado a ser olhado com desdém e troça pela sociedade, o homem tenta evitar ao máximo o contacto com outras pessoas, algo que se revela surpreendentemente difícil numa pequena comunidade como aquela em que agora se encontra.



"The Station Agent" é um filme que vive da interacção entre as personagens, das suas histórias de vida e das suas personalidade. Não há aqui lugar para qualquer devaneio visual, neste filme que procura no realismo com que tenta impregnar o seu argumento a sua principal força. É um filme que, apesar de parcer rodar em torno de um único homem, acaba por ser um relato sobre a forma como as vidas de várias pessoas, com passados completamente distintos, se fundem e, no final, se revelam tão semelhantes.

Este filme não é um filme para quem procura uma experiência mais imediata ou emotiva. "The Station Agent" vai-nos apresentando a sua história calmamente, num ritmo adequado com que nos vai captando a atenção a pouco e pouco. Se o consegue fazer com toda a audiência? Certamente que não. O mais provável é que só o consiga com uma reduzida fatia desta. Não tenho muitos defeitos para lhe apontar: o ritmo é adequado, os actores são competentes, a banda sonora não é intrusiva e o trabalho de câmara é bastante profissional. Mas, verdade seja dita, também não lhe consigo destacar nenhum aspecto em que se destaque. Se sentiu curiosidade, a minha recomendação é que experimente por sua conta e risco.


O melhor: personagens sólidas e bem construídas.
O pior: perdoem-me a sinceridade, mas parece-me um filme demasiado pretencioso.
Alternativas: Lost in Translation (2003), Closer (2004), Hong Yan (2005)

Classificação IMDB: 7.9/10
Classificação RottenTomatoes: 8/10
Classificação MovieReviews.com: 3.7/5

A minha classificação:

Sem comentários: