sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Stone of Destiny (2008)

Género: Aventura/Drama
Realizador: Charles Martin Smith
Com: Charlie Cox, Kate Mara, Billy Boyd e Stephen McCole, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Estamos na Escócia, em 1950. Ian Hamilton, um estudante universitário, vive frustrado com a apatia do povo escocês que nada faz para se libertar do jugo inglês e obter a autonomia. Ian recorda-se então da Pedra da Coroação, uma pedra centenária utilizada na cerimónia de coroação dos reis da Escócia, quando esta era uma nação independente, e dos reis de Inglaterra, após ser adquirida por estes como despojo de guerra algures no século XIII. Ian sabe que se alguém conseguir roubar a Pedra e a trouxer de volta para a Escócia, o povo ganhará um novo alento para lutar pela restauração da sua independência. Mas esta não é uma missão fácil, pois a Pedra encontra-se exposta no interior da Abadia de Westminster, e nunca ninguém a conseguiu resgatar nas várias tentativas já efectuadas.

"Stone of Destiny" é um filme baseado em factos reais. Nele é relatada a tentativa do pequeno grupo liderado por Ian Hamilton em reaver o famoso artefacto, na véspera do Natal de 1950. É uma história sobre a luta de um povo, inspirado pelas acções de apenas alguns. É impossível não nos lembrarmos do épico "Braveheart", que apesar de ser um filme completamente diferente, tem uma espinha dorsal muito semelhante.


Para além do conteúdo didáctico, o filme revela-se muito interessante de assistir. Recorrendo aqui e ali a alguns elementos de comédia para aligeirar o seu carácter dramático, "Stone of Destiny" é uma peça de entretenimento muito bem construída. Com um grande cuidado com a fotografia mas com carências ao nível da caracterização e do guarda-roupa, o filme parece querer mostrar que as limitações do orçamento não o impediram de se apresentar como uma obra capaz. As personagens são estereotipadas mas credíveis, desde o cérebro da operação àquele que recorre primeiro aos músculos e só depois ao intelecto.


Em suma, "Stone of Destiny" foi um filme que me satisfez bastante. Tem alguns problemas e a forma como os factos históricos são apresentados pode não ser a mais exacta, pois aparenta estar um pouco romanceada. Longe de ser um filme brilhante, se procura um filme que o entretenha durante uns bons noventa minutos então esta pode revelar-se uma escolha acertada.

O melhor: um filme que honra factos históricos, misturando drama e humor em doses apropriadas.
O pior: os cenários e a caracterização nunca nos conseguem fazer sentir verdadeiramente a meio do século passado.
Alternativas: Gandhi (1982), Braveheart (1995), Michael Collins (1996)

Classificação IMDB: 6.7/10
Classificação RottenTomatoes: 4.9/10
Classificação MovieReviews.com: 3.7/5

A minha classificação:

2 comentários:

AliceCris disse...

A história do filme é interessante sabe como posso assisti-lo? Na locadora da minha cidade não tem e também em nenhum site....

Paulo Martins disse...

Olá Alice. Eu vi o filme numa sessão para cinéfilos no Porto, em Portugal, há uns anos atrás. Aparentemente será possível visualizá-lo online aqui: http://www.snagfilms.com/films/title/stone_of_destiny