segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

What Doesn't Kill You (2008)

Género: Drama
Realizador: Brian Goodman
Com: Mark Ruffalo, Ethan Hawke, Amanda Peet e Donnie Wahlberg, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Brian e Paulie são amigos de infância. Nascidos nos subúrbios de Boston, desde cedo se envolveram no mundo do crime, sob as ordens do chefe de uma organização criminosa local. Os dois destacam-se pela amizade e lealdade que os une, mas sobretudo pela frieza e brutalidade com que executam os seus crimes. Os anos vão passando, e o duo torna-se mais ambicioso: porque é que hão-de continuam a trabalhar para outro, a troco de uma reduzida parte dos lucros, quando se podem lançar por conta própria e fazer muito mais dinheiro? Mas obviamente as coisas não são assim tão fáceis, sobretudo para Brian, que começa a questionar a sua vida, sem saber se deve continuar com aquilo que faz ou se deve prestar mais atenção à sua família.


"What Doesn't Kill You" é um filme baseado numa história verídica, que nos leva através de uma viagem pelo submundo do crime. É uma visão sobre as actividades ilegais praticadas pelos grupos criminosos que assolam as grandes cidades, onde roubos, drogas e violência são tão normais como o pão na mesa de uma família. Mark Ruffalo, na pele de Brian, o protagonista, é a figura central nesta história de ascensão e queda, de um homem que sabe que tem que largar esta vida se quer recuperar a sua família, mas que não o consegue fazer, por vários motivos.

O filme mantém-se muito interessante até ao final, embora sofra de alguns problemas de ritmo sensivelmente a meio da sua duração, onde durante algum tempo a história não progride e fica no ar a ideia de que não sabe bem que rumo tomar. O ponto alto deste filme são as prestações dos actores, bem liderados por Mark Ruffalo, num dos desempenhos mais sólidos da sua carreira. Ethan Hawke está também num bom plano, na pele de um convincente Paulie, e Amanda Peet tem uma performance adequada para a sua personagem, ajudando a equilibrar o filme.


"What Doesn't Kill You" é um filme que deverá agradar aos amantes do género ou aos fãs de Mark Ruffalo. Não é um grande filme, mas é bastante interessante e deixa no ar uma atmosfera autenticidade. Na minha "tabela de opiniões" não o considerei digno de receber quatro estrelas, mas esteve lá muito próximo.

O melhor: Mark Ruffalo.
O pior: a dada altura parece meio perdido, o que dissipa algum do interesse da audiência.
Alternativas: Goodfellas (1990), Trainspotting (1996), The Departed (2006)

Classificação IMDB: 6.7/10
Classificação RottenTomatoes: 6.0/10
Classificação MovieReviews.com: 3.0/5

A minha classificação:

Sem comentários: