sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Wendy and Lucy (2008)

Género: Drama
Realizador: Kelly Reichardt
Com: Michelle Williams, Wally Dalton, John Robinson e Will Patton, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Wendy Carroll, uma jovem nascida e criada no estado de Indiana, parte em direcção ao Alaska na expectativa de conseguir arranjar um emprego que lhe permita endireitar a sua vida. Consigo leva tudo aquilo que tem: um velho automóvel, cerca de quinhentos dólares em dinheiro, alguns sacos com os seus pertences e a sua cadela, Lucy. Mas durante a viagem o carro avaria-se, e este simples evento coloca em risco todos os seus planos...

Em "Wendy and Lucy" assistimos ao drama de uma jovem que vive com dificuldades e que parte rumo ao desconhecido em busca de um futuro melhor. É um filme carregado de cenas e pormenores, mais ou menos óbvios, que simbolizam vários sentimentos que envolvem a vida de Wendy, tais como o desejo de liberdade, a esperança, a solidão, o medo, o desespero ou a resignação. O filme dá ainda uma grande importância à relação entre Wendy e a sua cadela, tal como o título sugere. De facto, Lucy é muito mais que um animal de estimação para Wendy, é uma verdadeira amiga.


Filmado com um estilo muito artístico, à boa maneira dos filmes independentes, "Wendy and Lucy" é uma agradável experiência visual. O filme vive, fundamentalmente, do tom depressivo e do seu ambiente soturno. Peca, no entanto, no estabelecimento de laços entre a audiência e a personagem principal, um factor que prejudica o seu desempenho, na minha opinião. Em cima disto, somem-se ainda o argumento "light" da película: findo o filme quase nos chegam os dedos de uma mão para enunciar os momentos chave do guião. Ainda assim, há filmes muito piores do que este, e se normalmente aprecia estas longas metragens independentes então "Wendy and Lucy" poderá ser um título a reservar para uma sessão de cinema futura.


O melhor: a crítica social que carrega implicitamente - a dificuldade de ser pobre num país de ricos.
O pior: muitas vezes diz-se que "menos é mais", mas neste filme o argumento minimalista é um ponto negativo.
Alternativas: Ladri di Biciclette (1948), Into the Wild (2007), Marley & Me (2008)

Classificação IMDB: 7.1/10
Classificação RottenTomatoes: 7.3/10
Classificação MovieReviews.com: 2.9/5

A minha classificação:

Sem comentários: