Género: Drama/Desporto
Realizador: Danny Cannon
Com: Kuno Becker, Stephen Dillane, Alessandro Nivola e Tony Plana, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Santiago Muñez é um jovem mexicano que, aos dez anos de idade, atravessa ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos com a sua família. A família adquire uma pequena casa num bairro latino de Los Angeles, e aos poucos começa a adaptar-se à sua nova realidade. Mas alguns depois, a situação parece não melhorar. Santiago trabalha durante o dia com o seu pai e outros emigrantes numa pequena empresa de jardinagem, e durante a noite como ajudante de cozinha num restaurante chinês. Apesar da sua vida dura, Santiago consegue ainda assim arranjar algum tempo para a sua paixão: o futebol. O jovem deslumbra com a bola nos pés num pequeno clube local, e o seu talento é tal que capta a atenção de um antigo olheiro do Newcastle United, que observa um dos seus jogos por acaso. Este oferece-lhe a oportunidade de fazer uns testes em Inglaterra, mas a decisão não se afigura fácil pois para além de o seu pai reprovar completamente a ideia, Santiago não tem dinheiro para a viagem, e o seu estatuto de emigrante ilegal não lhe permitirá regressar aos Estados Unidos se ele embarcar nesta aventura...
Se nos focarmos só na ideia central do filme, "Goal! The Dream Begins" é uma história sobre a luta de um homem para se tornar algo mais. Apesar dos obstáculos que se apresentam, Santiago dá o passo em frente, mas cedo se apercebe que o caminho é ainda mais difícil do que ele pensava.
Mas para quem gosta de futebol, este filme é algo mais. É um olhar muito realista sobre o dia-a-dia num clube de futebol: os treinos, os exames médicos, o companheirismo dos balneários, os jogos ao fim-de-semana. E contem ver várias caras conhecidas do desporto-rei: Zidane, Beckham, Raúl, Shearer, Lampard, etc... Mas "Goal! The Dream Begins" também retrata o estilo de vida decadente de alguns futebolista, onde não falta o álcool, as mulheres, as festas e os excessos.
Pela negativa, realço a linearidade do filme. Este oferece uma série de twists no argumento que lhe conferem uma dose extra de interesse, mas em última análise o desfecho final é amplamente expectável, apenas havendo dúvidas quanto à forma como ele será alcançado. Outro aspecto negativo tem a ver com a prestação dos actores quando colocados no campo de futebol, onde parecem pouco naturais. Felizmente o realizador opta muitas vezes por planos mais abrangentes ou em constante movimento nestas cenas, o que ajuda a esconder um pouco esta lacuna. Ainda neste aspecto, e para o tornar mais realista, são utilizadas imagens captadas em jogos reais, e intercaladas com as cenas dos actores de uma forma muito convincente. O final também é um pouco abrupto, mas isto acaba por ser justificado em parte por estarmos perante um filme que faz parte de uma trilogia.
Uma última nota para a banda sonora, onde o brit-rock é rei e senhor, com faixas dos Oasis e dos Kasabian, entre outros. Uma banda sonora de grande qualidade, em perfeita comunhão com o estilo do filme.
Em suma, "Goal! The Dream Begins" é um dos melhores (senão mesmo o melhor) filme sobre futebol a que tive a oportunidade de assistir. Recomendo-o tanto aos amantes deste desporto como àqueles que normalmente não lhe prestam muita atenção, a estes últimos mais pela parte dramática que é muito boa.
O melhor: essencial para qualquer fã do futebol.
O pior: alguma previsibilidade.
Alternativas: Victory (1981), Bend It Like Beckham (2002), Gracie (2007)
Classificação IMDB: 6.9/10
Classificação RottenTomatoes: 5.2/10
Sem comentários:
Enviar um comentário