domingo, 19 de julho de 2009

The Village Barbershop (2008)


Género: Drama/Comédia
Realizador: Chris J. Ford
Com: John Ratzenberger, Shelly Cole, George McRae e Cindy Pickett, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme conta-nos a história de Arthur Leroldi, um homem desgastado pela idade, viúvo há já alguns anos. Em conjunto com um amigo de longa data, Enzo, gere há décadas uma pequena barbearia numa pequena localidade no Oeste dos Estados Unidos. Mas o negócio já não é o que era, e quando Enzo morre, Art vê-se atolado em dívidas e com uma difícil decisão: ou fecha a barbearia ou contrata alguém competente para trabalhar consigo. Os candidatos vão aparecendo, mas nenhum deles mostra o mínimo de capacidades para o trabalho. Todos excepto Gloria MacIntyre, uma jovem e espevitada mulher, abandonada pelo namorado, incapaz de tomar um não como resposta. Relutantemente, Art contrata-a, apesar de não lhe agradar ver uma mulher numa barbearia para homens.

"The Village Barbershop" é um filme independente, e por isso difícil de chegar ao grande público, apesar de ter obtido um certo reconhecimento em vários festivais de cinema. É uma bonita história, sobre duas pessoas completamente diferentes, que se encontram num local incomum. A história é simplista, mas nem por isso menos interessante. Apesar de começar de uma forma um pouco confusa, rapidamente absorve a audiência e capta a sua atenção e simpatia. É também um filme com momentos de humor muito bons, capazes de nos fazer soltar uma gargalhada e deixar com um sorriso no rosto.

O filme sobressai ao nível da cenografia e trabalho de câmara, invulgarmente bons tendo em conta o tipo de filme em questão. Também a banda sonora denota um bom gosto assinalável, enquadrando-se perfeitamente com o desenrolar da história. E as performances dos actores, apesar de não serem brilhantes, estão ainda assim a um nível bastante bom. Aliás, os dois protagonistas, Jon Ratzenberger e Shelly Cole, demonstram uma química incrível, o que só ajuda ao bom desempenho do filme.

É óbvio que este filme não vem revolucionar o mundo do cinema. Nem é esse o seu objectivo. "The Village Barbershop" é um filme humilde, ciente das suas limitações, e que capta o interesse da audiência pela simpatia que desperta e pela mestria com que foi filmado. É um daqueles filmes que nos toca no coração.

Resumidamente, um filme leve e simples, mas que recomendo a todos os amantes do bom cinema, que procuram algo mais do que o cinema descartável de Hollywood.

O melhor: qualidade da realização.
O pior: argumento muito simples.
Alternativas: Driving Miss Daisy (1989), Le Huitième Jour (1996), Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain (2001)

Classificação IMDB: 6.8/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: