Género: Horror
Realizador: Wolf Wolff
Com: Philipp Danne, Marvin Gronen, Thomas Heubeck e Anna Breuer, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Robert, Patrick e Dicker, três amigos estudantes de medicina, viajam até uma pequena aldeia na Alemanha rural para tratar dos papéis da herança do avô de Robert, o reputado cientista Professor Bergen, falecido em circunstâncias estranhas. A ideia do trio é chegar à aldeia, instalarem-se na mansão do avô de Robert durante o fim-de-semana, tratarem da papelada e voltarem à cidade. Pelo caminho encontram duas jovens locais, que convidam para uma pequena festa à noite, na mansão. Mas com o cair da noite eles percebem que algo de estranho se passa naquela região: uma variante do vírus da gripe das aves, o H9N13, está a ser espalhado pelos pássaros, provocando mutações nos infectados, que se transformam em terríveis zombies.
Este é um filme alemão, com um baixo orçamento, um puro filme de horror de série B. É um filme recheado de personagens cliché: Robert é o carismático e inteligente líder do grupo, Patrick é o playboy sempre de olho posto nas raparigas, Eugen é o introvertido nerd do grupo, Vanessa é a jovem de atributos generosos com roupas curtas e decote a condizer, e Marlene é a rapariga frágil e inocente. Temos ainda personagens como o mauzão da aldeia, um motard tatuado com desejos de vingança, ou o polícia com um apetite insaciável por donuts, só para mencionar alguns. Todas estas personagens sofrem de vários problemas de construção, transmitindo muito pouco realismo nas suas atitudes e acções. Como se tudo isto já não bastasse, os actores não conseguem agir de forma natural, obtendo uma performance que, no geral, é bastante fraca.
Tecnicamente, "Virus Undead" também deixa muito a desejar. O guião está muito mal escrito, o argumento é completamente linear, e mesmo as cenas de acção não conseguem envolver a audiência. Este aspecto fica ainda mais prejudicado devido a alguns erros de edição, que baralham e confundem o espectador. Os efeitos especiais são paupérrimos, com elementos nada realistas, que prejudicam o desempenho do filme como consequência. Os diálogos são intragáveis, pejados de frases vistas e revistas, e ridículos até em algumas situações.
É difícil encontrar aspectos positivos neste filme, mas eles existem. Destaco o trabalho de câmara, que parece quase um oásis no meio de tanta coisa mal feita. A maquilhagem, em particular a dos zombies, sem deslumbrar, consegue ser também bastante competente. Alguns momentos de humor non-sense, de tão ridículos que são, conseguem quase arrancar-nos uma gargalhada.
"Virus Undead" é um filme que aproveita a histeria actual em torno da ameaça de pandemia que paira sobre a sociedade em que vivemos. É um filme que vai buscar inspiração ao clássico "The Birds", de Alfred Hitchcock, mas que é escrito e realizado de forma deficiente. Por tudo isto, este é um filme que deverá ser evitado a todo o custo. Um dos piores filmes que já vi.
O melhor: bom trabalho de câmara.
O pior: péssimo argumento; personagens excessivamente estereotipadas.
Alternativas: The Birds (1963), The Evil Dead (1981), 28 Days Later (2002)
Classificação IMDB: 3.7/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Sem comentários:
Enviar um comentário