quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hallettsville (2009)

Género: Horror
Realizador: Andrew Pozza
Com: Derek Lee Nixon, Katie Fountain, Jordan Brower e Gary Busey, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Tyler Jensen, na ressaca do falecimento da sua avó, e de um ano emocionalmente complicado, procura encontrar algum sossego durante as férias do Verão. Com este objectivo em mente, Tyler convida os seus amigos para passarem um fim de semana na casa de campo da família, na pequena localidade de Hallettsville, no Texas. Imediatamente após a chegada do grupo começam a ocorrer estranhos eventos, e uma sombria aura parece envolver a casa.

"Hallettsville" é mais um filme de horror de baixo orçamento que utiliza o esquema habitual do grupo de jovens numa localização isolada, não inovando portanto nesse aspecto. O filme começa muito bem, com algumas sequências que nos permitem conhecer melhor as personagens, passando em seguida para uma fase mais perturbadora e capaz de nos fazer arrepiar. No entanto isto acaba rapidamente, tornando-se extremamente previsível no resto de filme, que culmina de uma forma decepcionante. No entanto há que reconhecer que, ainda assim, a fita consegue assustar os mais susceptíveis durante praticamente toda a sua duração.

Os actores obtêm, no geral, um desempenho medíocre, com algumas situações em que parecerem pouco convincentes e até demasiado "rígidos". É óbvio que o argumento não ajuda, pois é tão fraco que não oferece aos actores a possibilidade de desenvolverem as respectivas personagens e mostrarem as suas reais capacidades. Este argumento é totalmente linear, praticamente desprovido de qualquer história secundária, limitando-se a colocar na tela uma série de acontecimentos que se vão sucedendo em catadupa.

A banda sonora é algo diferente da habitual neste género de filmes, revelando-se bastante agradável, mas longe de deslumbrar. Os efeitos sonoros, apesar de inicialmente parecerem adequados, tornam-se irritantes com o decorrer do filme e podiam merecer uma maior atenção durante a fase de produção.

"Hallettsville" não inova em qualquer aspecto neste género de filmes, oferecendo-nos apenas mais do mesmo. Parecia seguir um bom caminho no seu início, mas as fraquezas começam a revelar-se a menos de metade da sua duração, tornando-se um filme fraco quando termina. Só o posso recomendar aos amantes deste género de filme, que consomem todos os títulos que surgem no cinema. Os restante, evitem-no.

O melhor: o início, perturbador e bem construído.
O pior: final decepcionante.
Alternativas: The Texas Chain Saw Massacre (1974), The Omen (1976), Hellraiser (1987)

Classificação IMDB: 2.9/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: