segunda-feira, 27 de julho de 2009

Goal III: Taking on the World (2009)

Género: Drama/Desporto
Realizador: Andrew Morahan
Com: JJ Feild, Leo Gregory, Kuno Becker e Kasia Smutniak, entre outros.
Trailer
Poster encontrado aqui.

Santiago Muñez, Liam Adams e Charlie Braithwaite anseiam pelo término da época nos seus clubes para poderem representar as respectivas selecções nacionais no Mundial de Futebol que se realizará na Alemanha. As expectativas são altas para os três que, por razões diferentes, vêem neste evento futebolístico um dos momentos mais importantes da sua carreira. Porém, a poucos meses da competição, um acidente de viação alterará drasticamente o futuro dos três futebolistas.

Este filme é o terceiro capítulo da série de filmes "Goal!", lançado directamente para o mercado em formato DVD, mas que pouco tem em comum com os filmes que o precedem. Aliás, se excluirmos a presença de Kuno Becker (Santiago Muñez), nada há em comum com estes. E mesmo a participação de Kuno Becker, protagonista nos episódios anteriores, encontra-se reduzida a um mero papel secundário, quase insignificante.

E aqui reside um dos maiores factores de desapontamento da audiência, em relação a este filme. "Goal II: Living the Dream" deixou várias histórias por fechar, muitas questões por responder e que, desta forma, deixam um sentimento de desilusão. Não há Glen Foy neste filme, nem Roz, nem Gavin Harris, precisamente as personagens secundárias nas incursões anteriores da série "Goal!" que traziam mais motivos de interesse, e que poderiam muito facilmente fazer o mesmo neste "Goal III: Taking on the World".

"Goal III: Taking on the World" é decepcionante a todos os níveis. O argumento é horrível, as performances dos actores sofríveis e os efeitos visuais são pura e simplesmente ridículos. É incrível como uma companhia se apoia no sucesso alcançado com os dois primeiros filmes que, longe de serem obras-primas, são ainda assim referências no género em que se inserem, oferecendo depois este lixo a todos aqueles que nele depositavam algumas espectativas. Não consigo perceber o que terá passado pela cabeça do seu realizador, que parece ter achado que juntar futebol, mulheres bonitas e alguma cerveja no mesmo filme era suficiente para obter sucesso.

Não há nada capaz de salvar este filme, com os únicos momentos de interesse a serem as cenas filmadas nos jogos de futebol durante o Mundial de 2006, na Alemanha. Portugal até tem aqui um momento de destaque, ao ser relembrada a vitória histórica frente à Inglaterra, nos quartos-de-final desta competição.

Uma completa perda de tempo, filmes como este jamais deveriam ver a luz do dia. É sem dúvida um dos piores filmes a que já assisti, e como tal só posso recomendar que evitem este filme.

O melhor: ver um momento de glória da selecção portuguesa de futebol, coisa rara nos últimos tempos.
O pior: tudo; consegue arruinar completamente o futuro da série "Goal!".
Alternativas: Victory (1981), Bend It Like Beckham (2002), Goal! The Dream Begins (2005)

Classificação IMDB: 3.9/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: