quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Marley & Me (2008)

Género: Drama/Comédia
Realizador: David Frankel
Com: Owen Wilson, Jennifer Aniston, Eric Dane e Alan Arkin, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

John e Jennifer Grogan, ambos escritores de jornal, mudam-se para a Florida após o seu casamento. Quando John se apercebe que o instinto maternal de Jennifer se começa a manifestar, este decide comprar-lhe um cão para pausar o seu relógio biológico. O escolhido foi Marley, um pequeno e adorável labrador. Enquanto a família vai crescendo em número, o indisciplinado Marley vai crescendo em tamanho e destruíndo tudo por onde passa. Apesar de todo a carinho que sente pelo animal, John tem a certeza que tem nas suas mãos o pior cão do mundo...

Antes de assistir a "Marley & Me", estava convencido que este seria mais um daqueles filmes genéricos sobre a história de um homem e o seu cão. Felizmente, este filme revelou-se bastante mais que isso. "Marley & Me" é um retrato bastante realista da criação de uma família, com um animal de estimação que os acompanha desde o primeiro instante e que está com eles nos momentos que mais os marcaram. O filme é a adaptação da autobiografia do escritor John Grogan, o que faz com que a história nos soe incrivelmente familiar e autêntica.

Para adicionar realismo e para simular o passar dos anos, foram utilizados mais de vinte cães diferentes para desempenhar o papel de Marley, um aspecto a assinalar e com um resultado final muito bom.

"Marley & Me" traz-nos um Owen Wilson de volta a um papel mais maduro, mas onde a comédia subtil está permanentemente presente. Apesar da sua personagem estar já bastante autêntica, esta poderia ser ainda mais dramática (umas lágrimas soltadas aqui ou ali só intensificariam a carga emocional), facto que só beneficiaria a qualidade da película. No papel da sua esposa temos Jennifer Aniston, uma das actrizes mais sobrevalorizadas de Hollywood (na minha opinião), que surpreendentemente nos oferece uma performance bastante consistente e acaba por ser uma peça chave no desempenho do filme.

Uma última menção para a banda sonora, que se mostra bastante agradável, com um série de faixas conhecidas pela audiência, sem nunca se tornar intrusiva ou distractiva.

"Marley & Me" representou para mim uma agradável surpresa. Um filme fácil de assistir, sobre os altos e baixos de um casamento e a relação de uma família com o seu animal de estimação. Um filme que não deixa ninguém indiferente após a sua visualização. Um dos melhores filmes do género, e só por isso altamente recomendado.

O melhor: o sentimento de familiaridade que desperta.
O pior: alguns problemas de câmara e de produção.
Alternativas: Lassie Come Home (1943), Old Yeller (1957), Beethoven (1992), My Dog Skip (2000)

Classificação IMDB: 7.1/10
Classificação RottenTomatoes: 6.0/10

Sem comentários: