segunda-feira, 24 de agosto de 2009

The Tale Of Despereaux (2008)

Género: Animação/Aventura/Fantasia
Realizadores: Sam Fell e Robert Stevenhagen
Com vozes de: Matthew Broderick, Dustin Hoffman, Emma Watson e Tracey Ullman, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Era uma vez um reino onde a felicidade imperava. Dor era o nome deste reino, no qual era todos os anos celebrado o Dia da Sopa, um motivo de orgulho para todos os seus habitantes, e um momento pelo qual todos esperavam. Nesse mesmo dia, um navio aportou na cidade e a sua tripulação aproveitou para participar nas festividades. Um dos marinheiros possuia uma ratazana de estimação, chamada Roscuro, que o acompanhava para todo o lado. Roscuro, tomado pela curiosidade, decide dar uma espreitadela na cozinha do castelo, onde o cozinheiro real preparava a sopa que seria a iguaria desse ano, mas acaba por provocar um incidente que mergulhará o reino numa aura de tristeza. Paralelamente, numa arrecadação esquecida do palácio, floresce uma pequena cidade de ratos. Nesta cidade os ratos são educados para se assustarem e terem medo de qualquer coisa, como forma de protecção do mundo exterior. É aqui que nasce Despereaux Tilling, um rato invulgarmente pequeno mas com grandes orelhas, com uma curiosidade insaciável e que não se assusta com nada.

"The Tale Of Despereaux" segue o esquema típico dos clássicos contos para crianças. Desenrola-se num ambiente de fantasia, com reis, princesas e cavaleiros inesperados. Um mundo onde os animais falam e possuem características humanas, vivendo também eles em sociedades que replicam alguns aspectos das personalidades dos humanos. Tal como todos os contos infantis, este filme procura transmitir uma "moral da história".

O argumento de "The Tale Of Despereaux" gira fundamentalmente em torno das histórias de Roscuro e Despereaux, com uma série de outros enredos secundários que o dotam de uma maior profundidade. Estas histórias são no entanto bastante lineares e previsíveis, pisando caminhos já mais que batidos, o que faz com que a audiência antecipe os momentos futuros perdendo-se assim qualquer efeito-surpresa. Corre também o risco de se tornar algo aborrecido para algumas pessoas devido a este aspecto. As personagens também não possuem o carisma necessário para nos encantarem, e é o resultado final do filme que sofre com isso.

Em termos técnicos, a animação está muito boa, como já é usual nos filmes publicados nos últimos anos. A equipa optou por dar um aspecto cartoonesco ao filme, mas nota-se uma elevada atenção ao detalhe em pormenores como as texturas ou os pêlos dos animais. Ao nível das vozes, porém, este não é o melhor exemplo de uma execução perfeita neste aspecto. De facto, alguns actores tem um tom de voz que não se adequa totalmente às personagens que representam, o que é sem dúvida um aspecto negativo, ainda mais se tivermos em conta a enorme quantidade de nomes conhecidos no elenco.

"The Tale Of Despereaux" é um filme bastante competente mas com alguns defeitos, mas ainda assim capaz de agradar a toda a família. Apesar de ser um filme direccionado fundamentalmente para o público infantil, será melhor apreciado pelas crianças na faixa etária que ronda os 9-10 anos. Apesar de existirem inúmeras alternativas de elevada qualidade a este filme, poderá revelar-se uma boa peça de entretenimento se não estiver com as expectativas muito elevadas.

O melhor: efeitos visuais.
O pior: o argumento não é muito consistente, falta originalidade e é algo aborrecido.
Alternativas: Shrek (2001), The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and The Wardrobe (2005), Flushed Away (2006)

Classificação IMDB: 6.1/10
Classificação RottenTomatoes: 5.6/10

Sem comentários: