terça-feira, 4 de agosto de 2009

Winged Creatures (2009)

Género: Drama
Realizador: Rowan Woods
Com: Dakota Fanning, Kate Beckinsale, Guy Pearce e Forest Whitaker, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Num dia como outro qualquer, um homem entra num restaurante e dispara sobre aqueles que lá se encontravam, suicidando-se em seguida. Aqueles que sobreviveram a este acto tresloucado ficam distinta e profundamente afectados: a jovem Anne Hagen ganha o carinho da comunidade com o seu relato dos acontecimentos; o seu amigo Jimmy Jaspersen isola-se e recusa-se a falar com outras pessoas; Charlie Archenault acredita que está com sorte e aposta todo o seu dinheiro num casino; Carla Davenport, empregada do restaurante, deixa de prestar atenção ao seu bebé; e o Dr. Bruce Laraby perde a sua auto-estima e começa a realizar experiências com a mulher, sem esta saber.

"Winged Creatures" é um filme sobre a dificuldade em ultrapassar os fantasmas que se apoderam de nós depois de um evento traumático. Conta com um elenco de luxo, e o argumento parece de grande qualidade.

Este não é, no entanto, um filme para toda a gente. E isto acontece porque a narrativa não é linear, misturando as cenas das várias personagens durante toda a sua duração, como se fossem fragmentos de um qualquer objecto que foi quebrado e que estão a ser colocados no devido lugar. Isto também explica o título adoptado nos Estado Unidos, "Fragments". Este estilo narrativo faz com que a audiência tenha mais tempo para pensar e reflectir sobre as acções e atitudes das personagens. Porém, ao distribuir a sua atenção pelas várias personagens o filme perde muita da sua intensidade, dispersando o interesse da audiência e tornando-se, em algumas situações, aborrecido.

As personagens de "Winged Creatures" providenciam material suficiente para se poderem tornarem num verdadeiro caso de estudo. Destaco a excelente performance de Kate Beckinsale, que consegue provar neste filme que é mais que uma cara bonita, e que têm muito talento para mostrar. Dakota Fanning, mais uma vez, tem um desempenho que se ama ou odeia, em grande parte consequência directa do guião, pois a sua personagem é sem dúvida a mais dramática do filme. Forest Whitaker já não tem nada a provar a ninguém e oferece-nos uma grande performance. Todas as outras personagens, no geral, apresentam desempenhos igualmente muito bons.

"Winged Creatures" tinha todo o potencial para se poder tornar um drama profundo e provocante, mas falha neste objectivo ao não conseguir explorar convenientemente as suas personagens, prejudicando decisivamente o seu desfecho. Seria necessário realizar um filme mais longo, que mostrasse algumas situações omitidas e que ajudariam a compreender as atitudes das personagens, para que este pudesse atingir o grau de qualidade que o seu argumentista teria certamente em mente. Em alternativa, poder-se-ia optar por descartar algumas personagens, mas a qualidade final nunca seria a mesma.

Em suma, estamos perante um filme que poderia ser muito melhor do que aquilo que é, muito por culpa da fraca exposição das suas personagens. Tenta contar muita coisa em pouco tempo. Poderá merecer a sua atenção se não tiver outra alternativa, ou se o género lhe agradar, mas não merece a minha recomendação.

O melhor: Kate Beckinsale.
O pior: as personagens mereciam ser melhor exploradas.
Alternativas: Crash (2004), Babel (2006), The Air I Breathe (2007)

Classificação IMDB: 6.3/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10

Sem comentários: