terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

13B (2009)

Poster do filme 13BGénero: Drama/Horror/Thriller
Realizador: Vikram K. Kumar
Com: Madhavan, Neetu Chandra, Sachin Khedekar e Poonam Dhillon, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Manohar e a sua família muda-se para o apartamento 13B, um apartamento situado no 13º andar de um complexo habitacional na pequena cidade indiana de Kailash Nagar. Mas os primeiros dias na nova habitação são o palco de uma série de misteriosos eventos, que perturbam Manohar. Ao mesmo tempo, as mulheres da família, amantes confessas de novelas e série de televisão, vivem obcecadas com a nova novela "Sab Khairiyat" e não perdem um episódio, facto que irrita ainda mais Manohar. Mas também este começa a prestar atenção à novela, quando se apercebe que os eventos nela retratados se parecem replicar na sua vida e na da sua família.

"13B" é o primeiro filme do realizador indiano Vikram K. Kumar. Apesar de ser anunciado como um filme de horror, "13B" apresenta-se mais como um thriller com um toque de horror, facto que acaba por justificar em parte algumas das opções do realizador.

O filme começa com um ritmo lento, enquanto nos apresenta as personagens e nos introduz nas suas vidas. Mas é um ritmo demasiado lento, na minha opinião. Com uma duração de quase duas horas e meia, "13B" arrasta-se literalmente ao longo dos primeiros sessenta minutos, numa sucessão de cenas aborrecidas e muitas vezes repetitivas. Isto faz com que, quando o filme se aproxima do seu clímax, a audiência já esteja tão aborrecida que dificilmente apreciará o resto da película na sua plenitude.

Mas diga-se, em abono da verdade, que esta sequência final está bastante bem construída, fechando vários arcos da história de uma forma muito convincente e mantendo um ritmo muito elevado, que quase faz o espectador sentar-se na ponta da cadeira. É nesta fase que o filme dá um verdadeiro ar da sua graça, deixando no ar a sensação que, se a sua primeira metade fosse mais bem conseguida, poderia aspirar a um outro patamar de qualidade.

"13B", tal como filme indiano que se preze, tem as habituais sequências musicais a intervalar algumas das cenas. Estas sequências não só são completamente desnecessárias como prejudicam a imersão da audiência. Tenho que admitir que as músicas são agradáveis e ficam no ouvido, mas nunca deveriam estar presentes num filme como este. Imagine o leitor o que é estar concentrado na história, numa cena mais tensa, para ser surpreendido na cena seguinte pelos actores a dançar junto à praia e a cantar sobre como a sua vida será maravilhosa... Eu já mencionei que "13B" é um filme de horror?

No meio de tudo isto o elenco acaba por passar praticamente incólume, com performances competentes mas longe de serem perfeitas, e no qual Madhavan se destaca pelo seu protagonismo.

Madhavan é o protagonista de 13B
No geral, "13B" é um filme que parece sofrer de um excesso de pretenciosismo. O filme nunca consegue realmente assustar, recorre mais a truques clássicos do que a elementos inovadores, e revela-se demasiado aborrecido para a audiência a que se destina. O seu argumento está também longe de ser original, e o único elemento que o diferencia de centenas de outros filmes é o seu cheirinho a Índia. A evitar, na minha opinião.

O melhor: um filme de horror diferente dos que saem habitualmente de Bollywood.
O pior: as sequências musicais despropositadas.
Alternativas: Midnight Movie (1994), Ringu (1998), Kairo (2001)

Classificação IMDB: 6.7/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Classificação MovieReviews.com: 3.0/5

A minha classificação:Duas estrelas em cinco

Sem comentários: