segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ong Bak 2 (2009)

Género: Acção
Realizadores: Tony Jaa e Panna Rittikrai
Com: Tony Jaa, Sorapong Chatree, Nirut Sirichanya e Sarunyu Wongkrachang, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Em 1431, o Reino de Ayutthayan conquista o território de Sukhothai. O nobre Siha Decho é enviado para apaziguar e governar as populações anexadas, mas é traído e assassinado por um dos seus capitães, Rajasena. O pequeno Tien, filho de Siha Decho, é protegido por um soldado leal que o leva para a floresta para salvar a sua vida. Sozinho na floresta, o jovem é capturado por mercadores de escravos, mas é resgatado por um grupo de ladrões e salteadores. Chernang, o líder dos ladrões, acolhe Tien no grupo e treina-o no manejo de armas e na prática das artes marciais.

Este filme, apesar do que o nome indica, nada tem a ver com o primeiro "Ong Bak", lançado em 2003 e igualmente com Tony Jaa como protagonista. Este filme tailandês aproveita o sucesso alcançado com o primeiro título e contava, à partida, com um grande orçamento tendo como base os standards da indústria cinematográfica local.

O argumento de "Ong Bak 2" é linear e muito pouco original. A história de um jovem que cresce sempre com a ideia de vingar a morte dos pais já foi vista e revista em inúmeros filmes, especialmente dentro deste género dos filmes de acção e de artes marciais. Consciente (ou não) deste problema, o par de realizadores dá toda a importância à forma como os combates são apresentados.

E esta atenção nota-se, pois "Ong Bak 2" tem das melhores sequências de luta que já vi num filme. Estas cenas são muito bem dirigidas, com uma fotografia e um trabalho de câmara a roçar o perfeito, com excelentes planos que permitem ver a acção na sua plenitude, e sem movimentos excessivos que prejudiquem a atenção do espectador. As coreografias estão também excelentes, com o ritmo da acção a manter-se constantemente elevado e com os movimentos a serem executados com grande naturalidade e graciosidade, mas mantendo a brutalidade esperada neste tipo de combates. E o que dizer da última sequência de acção do filme, verdadeiramente épica, com cerca de quinze minutos de lutas quase ininterruptas...


"Ong Bak 2"
ganha ainda pela riqueza dos seus cenários, com uma vegetação luxuriante e com estruturas muito bem construídas e que nos fazem sentir realmente no passado. É claro que para este efeito também contribui decisivamente o guarda-roupa, que está também ele absolutamente perfeito.

Porém, o filme praticamente esgota-se nestes aspectos. O protagonista tem apenas uma meia-dúzia de diálogos durante todo o filme, sendo o enredo revelado mais pelas personagens secundárias do que por este. O desenvolvimento das personagens foi algo descurado, o que faz com que não sintamos particular empatia com estas. Há também alguns problemas com o argumento, com cenas que não fazem muito sentido e que são muito discutíveis. Estas compreendem-se pois são fulcrais para a história, mas fica a sensação de que os realizadores optaram pela forma mais simples de resolver a questão, o que resulta, como referido, em situações descabidas. Por último, destaco pela negativa o final apressado, que deixa a história em aberto e abre caminho para uma sequela, mas que se mostra desajustado quando vemos o filme como um todo.

Em suma, "Ong Bak 2" é um filme oriental com um argumento pouco original e com alguns problemas a vários níveis, o que o coloca num plano de mediocridade em termos de história. No entanto, para os apreciadores de filmes de artes marciais, "Ong Bak 2" é um doce para os olhos, com cenas de acção cheias de estilo, ao nível do melhor que o cinema tem para nos oferecer, e absolutamente perfeitas do ponto de vista técnico. Por tudo isto, "Ong Bak 2" é um filme obrigatório para os amantes do género, mas perfeitamente dispensável pelo resto da audiência.

O melhor: as sequências de acção.
O pior: argumento linear e com pouco profundidade.
Alternativas: Enter the Dragon (1973), Ying Xiong (2002), Yip Man (2008), Chocolate (2008)

Classificação IMDB: 6.4/10
Classificação RottenTomatoes: 5.2/10
Classificação MovieReviews.com: 3.6/5

A minha classificação:

Sem comentários: