quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Død snø (Dead Snow) (2009)

Género: Horror
Realizador: Tommy Wirkola
Com: Vegar Hoel, Stig Henriksen, Charlotte Frogner e Lasse Valdal, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Seis amigos, estudantes de medicina, decidem passar as férias da Páscoa numa pequena casa nas montanhas da Noruega, propriedade de uma das jovens do grupo. Enquanto festejam, um misterioso montanhista bate à porta, pedindo uma bebida quente para continuar a sua caminhada. Enquanto toma um café, o homem conta aos jovens uma lenda local, segundo a qual os espíritos de um batalhão nazi ali estacionado durante a IIª Guerra Mundial continuam a espalhar o terror naquelas montanhas.

"Død snø" é um filme norueguês, que tem por realizador um homem praticamente desconhecido, com a realização de uma paródia de "Kill Bill" como ponto alto na sua curta carreira. De facto, este realizador, Tommy Wirkola, apresenta um estilo muito semelhante ao de Quentin Tarantino, autor deste último.

Este é um filme de série B, à la Grindhouse, que vai buscar influências a vários clássicos do género, como "Evil Dead", "Friday the 13th" ou "Braindead", e não é parco em referências a estes. De facto, "Død snø" não tem qualquer problema em mostrar um dos seus principais objectivos: proporcionar à audiência um verdadeiro festim de carnificina, com sangue a jorrar aos litros e muitas entranhas a voar pelo ecrã. E se filmes com nazis ou com zombies só por si já possuem muitas vezes estes argumentos, agora imaginem um filme com zombies-nazis, rápidos, ágeis e inteligentes...

A comédia marca também presença neste "Død snø", numa quantidade muito bem doseada. Esta faz-se mostrar, muitas das vezes, em pequenas referências a outros filmes, eventos, ou elementos da cultura popular. Só a título de exemplo, imaginem um zombie, nazi, a ser "morto" por um dos protagonistas munido com uma foice e um martelo, cruzados tal como no símbolo do Comunismo.

A caracterização dos zombies de "Død snø" é também ela muito competente, cumprindo bem o seu papel apesar de uma outra cena menos bem conseguida. Este nível mantêm-se nos restantes efeitos visuais, sendo um elemento catalisador da acção e do sucesso deste filme.

Mas nem tudo sem rosas neste filme. A começar pelos actores, todos eles perfeitos desconhecidos, e com performances um pouco "rígidas". Sem dúvida que o filme só teria a ganhar com actores um pouco mais experientes. Os valores de produção deste filme também não são dos melhores que já vi, o que resulta numa fotografia pouco polida, num trabalho de câmara nem sempre bem conseguido e numa iluminação defeituosa, factores que mereciam sem dúvida uma atenção redobrada.

Uma última nota para a banda sonora deste filme, maioritariamente composto por faixas de rock e de metal norueguês, que se adequam perfeitamente à temática do filme. Até a sequência inicial, ao som de uma sinfonia de música clássica, se mostra estranhamente adequada. Um ponto muito positivo neste filme.


"Død snø" é, em jeito de conclusão, um filme que apanhou o mundo do cinema de surpresa, principalmente pela sua atitude despreocupada, a sua acção desmiolada e pela quantidade de gore que contêm. Possui muitos clichés a que já estamos habituados neste género, mas que aqui são surpreendentemente toleráveis. Não é por isso desajustada, na minha opinião, a boa recepção que a crítica lhe devotou. Se é amante de filmes como "Evil Dead" ou "Shaun of the Dead", então este é um filme a não perder.

O melhor: a simples ideia de misturar zombies e nazis...
O pior: fraca produção e edição.
Alternativas: Braindead (1992), Army of Darkness (1992), Shaun of the Dead (2004)

Classificação IMDB: 6.6/10
Classificação RottenTomatoes: 6.0/10
Classificação MovieReviews.com: 3.8/5

A minha classificação:

Sem comentários: