quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Man on the Moon (1999)

Género: Biografia/Comédia/Drama
Realizador: Milos Forman
Com: Jim Carrey, Danny DeVito, Paul Giamatti e Courtney Love, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Man on the Moon" traz-nos a vida de Andy Kaufman, um célebre e excêntrico comediante das décadas de 1970 e 1980. Mas Andy Kaufman não se considerava um comediante, ele era, nas suas palavras "um homem que canta e dança". Considerado por muitos como socialmente inapto, Kaufman tomou o mundo de surpresa, tornando-se célebre pela facilidade com que tornava cómicas as coisas mais simples, e pela forma como conseguia ludibriar as audiências e manipular as suas mentes. Resta a questão: Andy Kaufman, um génio ou um louco?

Este filme é a adaptação para cinema da biografia de Andy Kaufman. É um filme que revisita todos eventos que influenciaram a carreira deste comediante, de uma forma muito fiel à realidade. Há apenas um ou outro pormenor onde esta não é escrupulosamente respeitada, nomeadamente na alteração na ordem de alguns dos acontecimentos. Nada de muito significativo, mas o suficiente para deixar esta ressalva.

Este "Man on the Moon" traz-nos uma das melhores performances da carreira de Jim Carrey, na minha opinião. O actor encarna na perfeição a pele de Andy Kaufman, num papel que parece ser feito à medida para ele. Não o é, mas a versatilidade e a própria excentricidade de Jim Carrey fazem com que este encarne a personagem de uma forma que parece natural. Como é óbvio, todo o filme gira em volta da sua personagem, o que faz com que o resto do elenco fique um pouco "eclipsado". Mas isto não retira o mérito aos actores em papéis secundários, pois sem estes nada funcionaria. Paul Giamatti, Danny DeVito ou Vincent Schiavelli, só para mencionar alguns, são os responsáveis pelo ambiente criado e que dá espaço para que a personagem de Jim Carrey se mostre em todo o seu esplendor.

"Man on the Moon" destaca-se também pelo sua vertente musical, ou não fosse o seu título o mesmo da célebre musica dos R.E.M., inspirada ela própria em Andy Kaufman. Toda a banda sonora é de uma qualidade muito boa, e adequa-se perfeitamente ao tom do filme, servindo para aumentar a imersão da audiência.

Pela negativa, destaco a falta de uma vista mais pessoal sobre Andy Kaufman. "Man on the Moon" é essencialmente uma revisão dos feitos alcançados por Kaufman, com uma muito ligeira abordagem da sua vida pessoal. Ficamos a conhecer o artista, mas não chegamos a conhecer o homem. Mas esta pode muito bem ter sido uma decisão do realizador, uma vez que o próprio Kaufman só mostrava esta sua faceta, iludindo toda a gente sobre quem de facto ele era. Basta referir que ainda hoje há quem continue a defender que Andy Kaufman não morreu, e que esta é apenas mais uma das suas brincadeiras. Aliás, até a própria família se questionava acerca disto quando ele faleceu.

Em suma, "Man on the Moon" é um dos títulos obrigatórios para todos os fãs de Jim Carrey, e um filme incontornável na história do cinema da década de 1990. Não tenho qualquer problema em recomendá-lo.

O melhor: Jim Carrey.
O pior: um filme feito à imagem de Andy Kaufman, estranho e que não agrada a toda a gente.
Alternativas: Sid and Nancy (1986), Ed Wood (1994), Capote (2005)

Classificação IMDB: 7.4/10
Classificação RottenTomatoes: 6.1/10
Classificação MovieReviews.com: 3.3/5

A minha classificação:

Sem comentários: