domingo, 31 de janeiro de 2010

The Children (2008)

Género: Horror
Realizador: Tom Shankland
Com: Eva Birthistle, Rachel Shelley, Stephen Campbell Moore e Hannah Tointon, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

A poucos dias da passagem de ano, duas famílias juntam-se para festejarem esta época festiva. Estas famílias são constituídas por duas irmãs e respectivos maridos, e pelos seus filhos, quatro crianças e uma adolescente. O período que se afigurava como um par de dias felizes e pacatos depressa se transfigura quando as crianças se começam a comportar de uma forma estranha e se tornam facilmente irritáveis, começando inclusivamente a agredir os próprios pais. Numa mudança para pior, aquilo que poderia ser apenas uma demonstração de falta de educação atinge níveis mais macabros quando um dos pais morre num acidente com um trenó, um evento que parece ter tido a intervenção das crianças.

"The Children" é um perturbador filme britânico que obteve um bom resultado junto da crítica. A sua premissa é simples, e já vista em vários filmes: um conjunto de crianças que, devido a um qualquer evento, se tornam pequenos assassinos e começam a matar todos os adultos em seu redor. Neste filme, a razão que despoleta este comportamento nas crianças não é completamente explicada, optando o realizador por revelar pequenos pormenores que apontam para algo relacionado com uma qualquer doença que contagia as crianças, e que aparentemente estará relacionada com um local no bosque perto da casa. Algumas pessoas não gostarão do facto de não lhes serem transmitidos todos os dados do enredo, mas outras concerteza aplaudirão este pormenor, que acaba por marcar a diferença pois força a audiência a pensar, tornando-a assim parte activa no próprio filme.

E de facto é neste aspecto que o filme sobressai, pois apesar de mostrar algumas cenas mais gráficas, prefere dar ênfase ao aspecto psicológico. Não deixa de ser um filme que não é fácil de ver, principalmente para aqueles que têm filhos, pois a simples ideia de ver pequenas crianças transformadas em frios assassinos chega para nos deixar com um pé atrás. Mas neste aspecto "The Children" diferencia-se dos filmes do género, pois as crianças continuam a ser crianças. Perturbadas e sem o controlo total das suas acções, mas sem se tornarem zombies. Este filme acaba por ser uma crítica àqueles pais super-protectores, que deixam os filhos fazer tudo o que quiserem, e que depois não os conseguem controlar. Em última instância, "The Children" parece tentar colocar uma questão à audiência: Seriam capazes de matar uma criança, ou até mesmo um filho vosso, para salvar a vossa vida ou a de outra pessoa?

O filme acaba por começar a mostrar carências logo no seu aspecto visual, que demonstra claramente um orçamento limitado. E quando se junta um orçamento limitado a um grupo de actores que ainda são crianças, o resultado final pode não ser o melhor... Falta ainda muito trabalho de polimento neste filme. Há muitas cenas que deviam ser revistas e filmadas novamente, e o próprio guião deveria ser melhor trabalhado. Até os actores mais velhos não parecem dar o melhor de si neste filme.

Assim, aquilo que temos é apenas um filme com uma certa aura indie, realizado com paixão, mas que sucumbe devido ao baixo orçamento. Podia ser muito melhor do que é, pois demonstra potencial, mas para mim não passa de um filme medíocre. Volto a referir que esta é apenas a minha opinião pois, tal como disse no início deste post, a crítica parece ter recebido bem "The Children".

O melhor: as crianças não são apenas personagens passivas, como na maioria dos filmes de horror.
O pior: um orçamento reduzido que afecta decisivamente a qualidade do filme.
Alternativas: The Omen (1976), Children of The Corn (1984), Village of the Damned (1995), The Orphan (2009)

Classificação IMDB: 6.4/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10
Classificação MovieReviews.com: 3.1/5

A minha classificação:

Sem comentários: