quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

The Grudge 3 (2009)

Género: Horror
Realizador: Toby Wilkins
Com: Johanna Braddy, Gil McKinney, Emi Ikehata e Jadie Hobson, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Max, Lisa e Rose são três irmãos que vivem em Chicago, num bloco de apartamentos que já viu melhores dias. A recente, brutal e inexplicável morte de praticamente toda uma família fez com que os restantes inquilinos, um a um, começassem a abandonar o edifício. O jovem Jake, único sobrevivente do massacre, está internado numa clínica psiquiátrica, e jura que a sua família foi morta por um tipo de espírito, uma mulher pálida, com longos cabelos negros que lhe cobrem o rosto e parte do corpo. Entretanto, em Tokyo, uma misteriosa mulher associa o horrendo crime com um caso ocorrido no Japão anos antes, e decide partir para os Estados Unidos.

"The Grudge 3" dá seguimento aos eventos de "The Grudge 2", ocorrendo numa janela temporal muito próxima deste último. Quem conhece a série sabe perfeitamente quais os acontecimentos que a trouxeram até este novo capítulo: um homem japonês, movido pela loucura, assassina brutalmente a sua mulher e o seu filho, suicidando-se em seguida. Os espíritos atormentados da família permaneceram na casa onde ocorreu o crime, mas foram despertados quando outras pessoas lá entraram. Esses espíritos acompanharam uma dessas pessoas quando ela voltou para os Estados Unidos, e aí continuaram a sua sede de vingança.

Um filme como estes não esconde muitas surpresas. A sua estrutura linear é sobejamente conhecida, as suas cenas tentam acumular tensão na audiência, depois temos os habituais sustos, uns twists mais para o final e pouco mais. De facto, todos os filmes da série "The Grudge" seguem este esquema, com novos personagens e locais, mas com um argumento que, na sua essência, não é assim tão diferente. E nesse sentido este "The Grudge 3" sai claramente a perder em relação aos seus antecessores, e por várias razões.

A começar precisamente pelo argumento, que é sem dúvida o pior da série. A história é aborrecida, o efeito dramático é reduzido e nem as cenas mais tensas o são realmente. É certo que o efeito surpresa já se perdeu, mas ainda assim julgo que o imaginário "Ju-On" poderia ser melhor aproveitado.

Outro aspecto negativo tem a ver com a caracterização. Nos filmes anteriores, especialmente no primeiro e no original japonês, os espíritos de Toshio e de Kayako eram bem mais convincentes e assustadores, com feições humanas mas bastante pálidas. Neste episódio estas personagens parecem saídas de um banho em pó de talco, e parecem muito mais artificiais. Os cenários também deixam muito a desejar pois, com excepção de um par de cenas, toda a acção se passa dentro do mesmo edifício. E este edifício nem é nada de extraordinário, tratando-se de um comum condomínio com todos os andares idênticos.

As performances dos actores não são nada de extraordinário, e só sobressaem devido à mediocridade do resto.

Não há muito mais a dizer sobre "The Grudge 3". É um produto fraco, claramente realizado com um orçamento limitado, e com um resultado final que deixa muito a desejar. Estamos face a um título datado, e que já não parece ter muitas ideias novas. A evitar.

O melhor: à falta de melhor, o desempenho da pequena Jadie Hobson.
O pior: um argumento muito fraco.
Alternativas: The Amityville Horror (1979), The Blair Witch Project (1999), Ju-On (2002)

Classificação IMDB: 4.6/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Classificação MovieReviews.com: 3.0/5

Sem comentários: