domingo, 24 de janeiro de 2010

The Reader (2008)

Género: Drama/Romance
Realizador: Stephen Daldry
Com: Kate Winslet, David Kroos, Ralph Fiennes e Bruno Ganz, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Estamos em 1958, na Alemanha. Michael Berg é um adolescente de quinze anos que, num dado dia e em plena rua, sucumbe aos sintomas da escarlatina. O jovem é ajudado por Hanna Schmitz, uma cobradora de bilhetes do eléctrico, quando esta regressava a casa. Após um período de quarentena e convalescença, Michael dirige-se à casa de Hanna para lhe agradecer o seu gesto de bondade. Mas este encontro acabou por despertar sentimentos nos dois, que nem a diferença de idades - Hanna tem trinta e três anos - conseguiu evitar. É o início de uma secreta e tórrida paixão. Michael descobre então que Hanna adora que lhe leiam, e o amor entre ambos intensifica-se ao som dos parágrafos de livros como "A Odisseia" ou "A Dama do Cachorrinho". No final do Verão, Hanna deixa subitamente o emprego e a cidade, sem dizer nada a Michael. Mas os caminhos dos dois viriam a cruzar-se, anos depois, num julgamento em que Hanna Schmitz é acusada de ter trabalhado como guarda de um campo de concentração, durante o regime nazi.

"The Reader" é a adaptação para cinema do romance homónimo do escritor alemão Bernhard Schlink. É uma história profunda, que lida com os problemas sentidos numa Alemanha a viver a ressaca da IIª Guerra Mundial. É a história de um amor proibido, que ainda hoje tiraria o sono a muita gente. É o drama de um homem que viveu toda a sua vida com os fantasmas do passado. E é um filme que nos confronta com nossas emoções.

É um filme com um argumento sólido e coerente, e com uma originalidade que é raro ver no cinema actual. Mas grande parte do sucesso e do bom desempenho de "The Reader" está ligado às grandes performances dos actores. Kate Winslet tem neste filme a melhor performance da sua carreira até ao momento, na minha opinião. O Óscar com que a actriz foi agraciada por este papel atesta da qualidade do seu desempenho e é, por isso, merecido. Mas não posso deixar de mencionar que, para mim, o Óscar deste ano deveria ter sido entregue a Meryl Streep, pela sua performance em "Doubt". David Kross, um jovem praticamente desconhecido em início de carreira, não acusa a pressão e a exigência do seu papel e oferece-nos uma prestação ao mais alto nível. Por último saliento a participação de Ralph Fiennes, na pele de um Michael Berg já mais maduro, na casa dos cinquenta anos, e que consegue transmitir toda a angústia e melancolia de um homem que envelheceu mas que nunca esqueceu o passado.

"The Reader" é uma obra muito bem construída, com uma fotografia exemplar e um trabalho de câmara ao mesmo nível, e com um guarda-roupa de época adequado. Os diálogos são de altíssima qualidade, e a forma como o argumento está escrito faz com que todas as cenas transportem uma forte carga dramática que nunca parece forçada. O realizador também consegue a proeza de, apesar de abordar um tema sensível como o Holocausto, manter a dignidade deste acontecimento ao mesmo tempo que humaniza algumas das pessoas que nele participaram, do lado nazi. A única coisa que me deixou com o pé atrás foi o facto das personagens principais, num dado momento do filme, guardarem um segredo - que nem é nada de muito extraordinário - cuja divulgação poderia possibilitar a ambos um futuro provavelmente melhor.

Nenhum amante de cinema deve perder a oportunidade de assistir a esta obra. É um daqueles filmes que ficam na memória. "The Reader" não é perfeito mas é, sem dúvida, um dos melhores filmes de 2008, e como tal só posso recomendar a sua visualização.

O melhor: Kate Winslet.
O pior: a segunda parte do filme perde alguma coerência.
Alternativas: Malèna (2000), Der Untergang (2004), Notes on a Scandal (2006), Loving Annabelle (2006)

Classificação IMDB: 7.7/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10
Classificação MovieReviews.com: 3.9/5

A minha classificação:

Sem comentários: