terça-feira, 12 de janeiro de 2010

The Cake Eaters (2007)

Género: Drama/Romance
Realizador: Mary Stuart Masterson
Com: Kristen Stewart, Aaron Stanford, Bruce Dern e Elizabeth Ashley, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Numa pequena comunidade rural americana, encontramos a família Kimbrough. Easy, o patriarca, é um homem já com uma certa idade que vive na ressaca do recente falecimento da sua mulher. Dwight, mais conhecido como "Beagle", é o filho mais novo; é um jovem com vinte e poucos anos, honesto e trabalhador, que cuidou da mãe até esta morrer e que divide o seu tempo entre o emprego na cantina da escola e a ajuda ao seu pai, no talho que lhes pertence. Os dois viviam pacatamente, até que Guy, o filho mais velho, regressa a casa após três anos de ausência. Easy vive radiante por ter o seu filho de volta, mas "Beagle" não lhe consegue perdoar por ele ter deixado a família quando esta mais precisava dele. "Beagle" vive no centro de um turbilhão de emoções, exponenciado após ter conhecido e se apaixonado por Georgia, uma rapariga de 15 anos com Ataxia de Friedreich, uma doença hereditária que causa a degeneração progressiva do sistema nervoso.

"The Cake Eaters" é um filme que me surpreendeu. Sem qualquer expectativas, sentei-me em frente ao ecrã à espera do que poderia sair do DVD. E do DVD saiu um filme sem qualquer influência de Hollywood, emotivo e muito bem realizado.

Trata-se de um filme com um ritmo lento, que durante a primeira hora vai contando as histórias sem pressas, apresentando-nos as suas personagens e deixando-nos compreender aquilo que as move. A primeira cena é um bom retrato daquilo que nos espera: pai e filho, sentados à mesa, frente a frente, a tomar o pequeno almoço. O pai, tranquilamente, fala sobre mudar os cereais do pequeno almoço, enquanto o filho responde com monossílabos. Um quadro perfeito da vida daquela família, uma família tranquila e despreocupada, mas amorfa e sem vida. "The Cake Eaters" é isso mesmo, um quadro do dia a dia de uma família numa pequena comunidade, fortemente ligada ao rural, onde as personagens parecem incrivelmente reais e onde estas desafiam os moralismos da sociedade.

Nota-se também um claro cuidado do realizador em não ceder aos clichés de Hollywood. A inclusão de temas como uma doença degenerativa em fase terminal é uma espada de dois gumes, que pode tornar-se desconfortável ou demasiado estereotipada se não for bem executada. Na mesma linha encontram-se as relações amorosas, que por vezes parecem forçadas e artificiais, mas que neste "The Cake Eaters" são muito bem utilizadas, com moderação mas sempre presentes.

Mas os desempenhos dos actores são, sem dúvida, um dos factores mais importantes para a boa performance de "The Cake Eaters". Kristen Stewart tem aqui um papel mais exigente do que aqueles que nos ofereceu mais recentemente em "Twilight" ou "The Messengers", e passa no teste com distinção, com um desempenho consistente, genuíno e credível. Aaron Stanford foi também ele uma agradável surpresa pois, tratando-se de um desconhecido para mim, traz nos ombros o peso de ser a personagem central do filme, e fá-lo com uma qualidade que muitos actores mais experientes não conseguiriam. Destaco ainda a performance de Bruce Dern, um veterano com quase cinquenta anos de carreira e que, pela vitalidade que demonstra em cena, parece que ainda está cá para durar, e ainda bem pois o cinema agradece.

Mas como nem tudo poderia ser perfeito, "The Cake Eaters" também tem a sua quota parte de problemas. O primeiro tem a ver com a falta de um verdadeiro clímax no argumento. Há momentos emocionalmente fortes, mas não há 'aquele' momento que nos faz dizer "Wow!". Não destoa assim tanto se virmos o filme como um todo, mas causa uma sensação de estranheza porque o filme vai em crescendo e depois não concretiza as expectativas criadas. O que nos leva a outro problema: um final demasiado abrupto. Depois de um momento emocionalmente forte, o filme apresenta-nos mais um par de cenas e termina, com algumas questões a não serem explicadas. Por último, alguns aspectos mais técnicos também deixam algo a desejar, nomeadamente as transições entre cenas.

"The Cake Eaters" é um filme maduro, com uma realização brilhante, e apoiada num elenco que oferece uma performance sem mácula. Tem os seus defeitos, é certo, mas o resto do filme compensa-os claramente. Não tenho qualquer problema em recomendá-lo.

O melhor: a realização, e o desempenho dos actores.
O pior: final abrupto.
Alternativas: Terms of Endearment (1983), Magnolia (1999), Sweet November (2001), The Kite Runner (2007)

Classificação IMDB: 6.9/10
Classificação RottenTomatoes: 6.1/10
Classificação Fandango: 3.7/5

Sem comentários: