terça-feira, 19 de janeiro de 2010

The Other End Of The Line (2008)

Género: Romance
Realizador: James Dodson
Com: Jesse Metcalfe, Shriya, Larry Miller e Austin Basis, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Priya Sethi é uma jovem indiana que vive em Mumbai. Priya trabalha num call-center do Citi One Bank Card, uma companhia de cartões de crédito norte-americana. Parte do seu trabalho passa por parecer americana, algo que ela faz facilmente com a ajuda do seu perfeito sotaque, e de uma forte vontade de aprender. Para os clientes do Citi One Bank Card, ela não é Priya Sethi, ela é Jennifer David. Num dia como qualquer outro, Priya entra em contacto com Granger Woodruff, um designer norte-americano, devido a problemas com o seu cartão bancário. Os dois sentem uma química imediata entre eles, mas são incapazes de o admitir. Até que Granger a convida para um encontro em San Francisco. Incapaz de resistir à curiosidade, Priya embarca no primeiro avião em direcção aos Estados Unidos, em busca do desconhecido.

"The Other End Of The Line" é mais um filme que tenta aproveitar o redescobrimento recente da Índia, cinematograficamente falando. "Slumdog Millionaire" é sem dúvida o primeiro título que vem à memória, mas é apenas um de entre as dezenas de filmes que surgiram recentemente e que aproveitam um ou outro aspecto da cultura indiana.

Neste filme, em particular, é retratada a actual tendência das grandes empresas multinacionais em efectuar outsourcing de alguns serviços, recorrendo a companhias indianas criadas especificamente com este propósito. Temos também uma visão das relações intra-familiares indianas, e a tradição dos casamentos "arranjados" pelos pais, muitas vezes sem qualquer tipo de amor entre o casal de noivos.

Estes elementos conseguem trazer alguma frescura ao filme, e dão-lhe aquele toque assumidamente indiano, que parece estar tanto na moda. Embora dependente dos gostos pessoais, tenho a certeza que estes elementos agradarão a praticamente toda a gente. O mesmo já não se pode dizer do resto. Se retirarmos os elementos já referidos, não há muitas diferenças entre "The Other End Of The Line" e a generalidade das comédias românticas. O sentimentalismo muitas vezes exagerado e até forçado, os momentos mais cómicos, os twists previsíveis... tudo isso está presente neste filme. E com tantos elementos já vistos e revistos noutros títulos, "The Other End Of The Line" torna-se rapidamente aborrecido, e parco em interesse.

E depois temos ainda alguns elementos que parecem despropositados, e que deixam no ar a sensação de que o resultado final poderia ser melhor sem eles. Um bom exemplo disto são as sequências que acompanham a viagem da família de Priya até à América, para a trazerem de volta. Outros elementos mereciam ter sido mais trabalhados, pois são centrais para o desenvolvimento da história e parecem um pouco forçados. Enquanto escrevo isto lembro-me imediatamente de me perguntar sobre o que levaria uma rapariga a decidir viajar até aos Estados Unidos, nas vésperas do seu casamento, em busca de algo que nem ela sabe bem o que é.

Os actores também não deslumbram na tela. Shirya Sharan é provavelmente a única excepção, não só pelo facto de ter mais tempo de cena e o filme girar em torno da sua personagem, mas também pela sua beleza e principalmente pela naturalidade com que encarna a pele de Priya. Jesse Metcalfe ("Desperate Housewives") foi uma decepção, em grande parte por parecer mais preocupado em aparecer bem na foto do que em trabalhar para uma boa performance. Mas a culpa não é só sua, pois a sua personagem não parece nada bem construída, nomeadamente em algumas cenas em que deveria mostrar a criatividade que qualquer designer que se preze deveria ter. Os restantes actores tem participações demasiado reduzidas ou irrelevantes, por isso não justificam uma análise mais pormenorizada.

Finalizando, "The Other End Of The Line" é um filme que não traz nada de novo ao género, e que só deverá agradar aos amantes mais fervorosos deste tipo de filmes. A evitar, na minha opinião, principalmente porque há inúmeras opções melhores.

O melhor: o cheirinho a Índia.
O pior: aborrecido, previsível e com muitos buracos no argumento.
Alternativas: Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995), Bride & Prejudice (2004), The Notebook (2004)

Classificação IMDB: 5.9/10
Classificação RottenTomatoes: 4.8/10
Classificação MovieReviews.com: 3.4/5

A minha classificação:

Sem comentários: