domingo, 10 de janeiro de 2010

Not Easily Broken (2009)

Género: Drama/Romance
Realizador: Bill Duke
Com: Morris Chestnut, Taraji P. Henson, Jenifer Lewis e Maeve Quinlan, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Dave e Clarice são um casal jovem, recém-casado e cheio de sonhos. Ele é uma promessa do basebol, prestes a engressar numa equipa profissional, ela é uma ambiciosa agente imobiliária. Mas nem tudo correu como esperavam. Clarice consegue ser bem sucedida na sua carreira, mas Dave sofre uma grave lesão no seu primeiro ano como profissional e, forçado a abandonar o desporto, acaba por criar uma pequena empresa onde trabalha como empreiteiro. Amorosamente, o casamento também não atravessa propriamente uma boa fase e, para piorar as coisas, um violento acidente rodoviário vai colocá-lo à prova.

"Not Easily Broken" é um filme sobre as dificuldades de manter um casamento, quando nem tudo corre bem. Numa época em que os casamentos já são, para muitos, uma mera formalidade em que duas pessoas assinam um contrato que, à mínima dificuldade, terminam, é sempre bom ver um filme que nos lembra que à algo mais para além disso. Que num casamento nem tudo é um mar de rosas mas que, se ambos realmente se amarem, as dificuldades custam menos a passar.

Mas falemos mais detalhadamente do filme.

O filme é baseado num romance de T.D. Jakes e, como tal, traz consigo uma forte carga dramática. De facto, este filme consegue com que reflictamos naquilo que se passa no ecrã, e façamos o paralelo com as nossas vidas, especialmente se formos casados. É uma história forte e, no geral, bem construída. Mas não está isenta de erros.

Para começar, "Not Easily Broken" apresenta-nos uma realidade demasiado estereotipada. Temos a típica mulher negra de feitio difícil, a mãe que se mete no meio do casamento, a vulnerável mãe divorciada, o grupo inseparável de amigos, e até uma rivalidade que dura desde a adolescência. Todos estes factores prejudicam o desempenho do filme, devido à ligeira sensação de dejá-vu que provocam. Também sai um pouco prejudicado, na minha opinião, pelas diferenças excessivas entre os membros do casal, retratando Dave como o marido perfeito e Clarice como a parte responsável por todos os problemas. Há também algumas situações que se tornam um pouco desconfortáveis e que parecem demasiado artificiais e forçadas, e que deveriam ter merecido uma maior atenção por parte do realizador.

Felizmente as prestações dos actores conseguem minorar estes efeitos, uma vez que se revelam bastante boas. Morris Chestnut é aquele sobre quem o resto do elenco se apoia, devido à sua preponderância na história, e este oferece-nos uma performance bastante sólida, sóbria e emocionante. E o que dizer da prestação de Taraji P. Henson, na pele de Clarice, uma mulher que nos desperta simultaneamente emoções tão contrárias? Seguramente um dos pontos altos deste "Not Easily Broken". O resto do elenco mostra-se também muito competente, embora num patamar ligeiramente inferior de qualidade, onde destaco as performances de Jenifer Lewis e de Albert Hall.

Uma última nota para o aspecto sonoro do filme que, apesar de parecer um tanto ou quanto limitado, marca o tom emotivo e reforça a sua carga dramática.

Resumindo, "Not Easily Broken" apresenta-se como um bom filme para toda a família, especialmente para os casais apaixonados. Não é perfeito e tem alguns problemas, mas ainda assim consegue cumprir o seu propósito. Não alcançando aquele que eu considero o patamar de qualidade que exijo de um filme para o poder recomendar, ainda assim não o descarto completamente. Veja-o se ficou interessado.

O melhor: a mensagem que transmite, de que nem tudo é perfeito num casamento mas que ainda assim merece que lutemos por ele se houver amor.
O pior: demasiados estereótipos.
Alternativas: The Story of Us (1999), Shall We Dance (2004), Closer (2004), You, Me and Dupree (2006)

Classificação IMDB: 5.1/10
Classificação RottenTomatoes: 4.7/10
Classificação Fandango: 4.0/5

Sem comentários: