quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Donkey Punch (2008)

Poster do filme Donkey PunchGénero: Thriller/Suspense
Realizador: Oliver Blackburn
Com: Robert Boulter, Nichola Burley, Tom Burke e Jaime Winstone, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Três jovens britânicas deslocam-se até Maiorca, na Espanha, para passar umas férias e esquecer as suas preocupações. Durante uma festa num resort turístico elas encontram três rapazes, que as convidam a continuar a diversão no seu iate de luxo. Elas aceitam o convite. Porém, já em alto mar, o pior acontece: uma delas morre num bizarro acidente, e o grupo começa a discutir sobre como irão lidar com este incidente.

"Donkey Punch" é um filme com uma premissa muito simples e, pode dizer-se, pouco original. Um grupo de jovens que se deslocam até uma localização remota, para se divertirem, um terrível evento que os afecta a todos, e uma luta individual pela sobrevivência são todos ingredientes que são utilizados frequentemente por filmes deste género.

Este filme é claramente apontado para o grupo demográfico dos jovens adultos, facto que é justificado pela inclusão de várias cenas em que as personagens consomem drogas, uma cena de sexo explícito das mais ousadas que já vi em filmes do género, muito sangue e uma certa dose de gore. Desaconselha-se, portanto, a sua visualização pelas faixas etárias mais jovens.

Em termos de qualidade, podemos distinguir duas fases distintas. "Donkey Punch" mostra-se um filme com muito potencial durante a sua primeira metade, com cenários deslumbrantes, bons desempenhos dos actores e um argumento que prende a atenção da audiência. Mas depois da cena em que uma das jovens morre, o filme torna-se extremamente previsível, com decisões muito discutíveis, algumas falhas lógicas no argumento, performances abaixo da média por parte dos actores e, por último, extremamente aborrecido.

Um ponto que está absolutamente impecável e que não merece qualquer crítica negativa é a banda sonora deste "Donkey Punch". Músicas com ritmo, alegres e extremamente adequadas ao que está a ser apresentado no ecrã. Cinco estrelas, para mim.

O problema de "Donkey Punch" reside, na minha opinião, no argumento. O realizador, apesar da sua curta carreira, consegue ser suficientemente competente e não é por sua causa que o filme falha. Há até que reconhecer alguma valia ao facto de conseguir extrair aos jovens actores desempenhos, no geral, acima da média para filmes do género. Os valores de produção são também bastante bons, com uma cinematografia em muito bom plano. Tal como já disse, o problema reside num argumento que, em algumas alturas, me fez questionar inclusivamente a sanidade mental da dupla de argumentistas. Ao nível das personagens haveria também muito trabalho a realizar, pois estas reduzem-se aos habituais estereótipos e não trazem, só por si, qualquer motivo de interesse.

Nichola Burley é uma das protagonistas de Donkey Punch"Donkey Punch" é um filme que deixa na audiência um sentimento de decepção, pois o seu início prometia bastante mais. Um argumento mais cuidado, em particular na sua etapa final, teria resultado sem dúvida num filme superior em termos qualitativos. Não sendo este o caso, deparamo-nos com um filme com potencial, mas que a partir de um determinado momento entra numa espiral descendente onde o único motivo de interesse é adivinhar quem será o próximo a morrer, e como. Não percam o tempo com este "Donkey Punch", não vale a pena.

O melhor: a banda sonora.
O pior: personagens estereotipadas; extremamente aborrecido.
Alternativas: Lord of the Flies (1963), Dead Calm (1989), Shallow Grave (1994), Shuttle (2008)

Classificação IMDB: 5.4/10
Classificação RottenTomatoes: 5.5/10
Classificação MovieReviews.com: 2.7/5

A minha classificação:Duas estrelas em cinco

Sem comentários: