sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bedtime Stories (2008)

Género: Comédia/Fantasia
Realizador: Adam Shankman
Com: Adam Sandler, Keri Russell, Courteney Cox e Guy Pearce, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Skeeter Bronson é um empregado que faz de tudo um pouco num hotel construído no terreno que, outrora, albergara um pequeno motel, propriedade de Marty Bronson, o seu pai. Barry Nottingham, o actual dono do hotel, tinha prometido a Marty que daria o lugar de gerente a Skeeter, quando este estivesse preparado para assumir a responsabilidade, mas Kendall, o actual gerente, namora com a filha do magnata e prepara-se para tomar conta do hotel e da herança deste. Em paralelo temos Wendy, a irmã de Skeeter, uma professora que procura um novo local para trabalhar. Wendy pede a Skeeter que tome conta dos seus filhos, Bobbi e Patrick, durante uma semana enquanto se desloca para uma entrevista. Skeeter aceita esta tarefa e, como forma de criar laços com os sobrinhos, começa a inventar e a contar-lhes histórias antes de estes se deitarem. Mas o mais estranho é que, no dia seguinte, alguns dos eventos das histórias que ele lhes conta tornam-se realidade!

"Bedtime Stories" é um filme para toda a família, mais particularmente para as crianças. O filme vai buscar inspiração às pequenas histórias inventadas pelas crianças, sempre recheadas de aventuras fantásticas e de pormenores inacreditáveis, nem sempre com uma estrutura muito lógica do ponto de vista dos adultos.

E se calhar foi este um dos pormenores que fez com que eu não apreciasse muito este filme. O filme está cheio de situações ridículas, que não fazem qualquer sentido e que só estragam a experiência. Provavelmente serão hilariantes para uma criança de tenra idade, mas tenho a certeza que aquelas que se encontram próximas da pré-adolescência também não lhe acharão grande piada.

Não estou com isto a dizer que "Bedtime Stories" não tem qualquer valor como comédia, pois em abono da verdade devo referir que há uma série de boas cenas capazes de arrancar uma boa gargalhada à audiência. O problema reside no facto de, quando vemos o filme como um todo, ficamos com a sensação que o filme se esforça - provavelmente demasiado - para ter piada, e nem sempre o consegue.

"Bedtime Stories" conta com um elenco recheado de caras conhecidas. Adam Sandler dispensa apresentações, tal como Guy Pearce, e temos ainda Keri Russel ("The Upside of Anger"), Courteney Cox ("Friends"), Lucy Lawless ("Xena: Warrior Princess"), Rob Schneider ou Carmen Electra, só para mencionar alguns. O problema é que apesar de todos estes nomes, o elenco acaba por não funcionar. Adam Sandler tem uma performance que faz lembrar uma mistura entre as suas personagens em "Little Nicky" e "Big Daddy", com mais uma das suas vozes ridículas em tom infantil. Guy Pearce está completamente desajustado neste filme, onde aparece como actor secundário num papel que, apesar de não ser feito para ele, consegue ser bastante razoável. Os restantes personagens não são mais do que os habituais estereótipos: a mãe obcecada pelo ambiente e pelo crescimento saudável dos seus filhos, a empregada fria e calculista que faz parte de um plano contra o protagonista, o par de crianças com um comportamento simples e inocente... Mas, no geral, o grande problema a este nível é o fraco desenvolvimento das personagens, e a fraca empatia destes.

Há ainda um outro pormenor neste "Bedtime Stories" que não me agradou. Os filmes da Disney já nos habituaram à presença de um animal "fofinho" para captar a simpatia da audiência, mas a escolha para este filme é muito discutível. Em "Bedtime Stories" o animal escolhido é um hamster com uns olhos anormalmente grandes, que desperta mais sentimentos de repugnância e desconforto do que de simpatia. Já para não falar dos seus comportamentos, que são muito estranhos e desnecessários, funcionando mais como um comic relief para os argumentistas.

"Bedtime Stories" é um filme com potencial, mas também com alguns problemas, nomeadamente grandes carências de comédia, drama e imaginação para se poder assumir como uma verdadeira peça de entretenimento. Por tudo isto, "Bedtime Stories" é um filme a evitar, na minha opinião. Há inúmeras opções melhores dentro do género. Este título ficará registado nas carreiras dos seus actores como um dos pontos baixos destas, não tenho qualquer dúvida.

O melhor: o argumento tem potencial e é interessante a espaços, mas é muito mal aproveitado.
O pior: performances dos actores; humor forçado e infantil.
Alternativas: Big Fish (2003), Night at the Museum (2006), Inkheart (2008)

Classificação IMDB: 6.2/10
Classificação RottenTomatoes: 4.4/10
Classificação MovieReviews.com: 3.7/5

A minha classificação:

Sem comentários: