sábado, 9 de maio de 2009

Changeling (2008)

Género: Drama
Realizador: Clint Eastwood
Com: Angelina Jolie, John Malkovich, Colm Feore e Jeffrey Donovan, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Neste filme baseado em eventos reais, somos transportados para o ano de 1928, em Los Angeles. Christine Collins é uma mãe solteira que trabalha como supervisora num posto de comutação telefónico. O seu trabalho consome-lhe grande parte do seu tempo, restando pouco para satisfazer as necessidades do seu filho, Walter, de 9 anos. Um dia, após chegar atrasada do seu emprego, Christine entra em desespero ao aperceber-se que o seu filho havia desaparecido. O seu caso atrai a atenção do Ministro Presbiteriano Gustav Briegleb, que trava uma campanha contra a corrupção e incompetência da polícia local, e que vê neste acontecimento uma oportunidade para denunciar esta última. Cinco meses depois, o improvável acontece: um rapaz é encontrado em Illinois, correspondendo à descrição física de Walter. Sob a atenção dos media, mãe e filho são reunidos, mas Christine recusa-se a aceitar que este rapaz se trata do seu verdadeiro filho. Acusada de mentiras e histerismos pela polícia, a valente mãe inicia uma luta para apurar toda a verdade por trás do caso.

"Changeling" é um drama profundo, poderoso e perturbador, onde acompanhamos a dor de uma mãe cujo filho desapareceu, e a dúvida de uma mulher a quem um rapaz lhe é entregue, supostamente o seu filho, mas que ela não consegue reconhecer como tal. Angelina Jolie tem uma performance brutal, transmitindo na perfeição todos os sentimentos que uma pessoa na pele da sua personagem vivenciaria, e criando uma empatia com o espectador praticamente desde o ínicio da película. A caracterização está também muito boa, desde o guarda-roupa até aos cenários, passando pelos penteados e pela atenção ao detalhe. Há outros bons desempenhos neste filme por parte das personagens secundárias, destacando-se na minha opinião John Malkovich e Jeffrey Donovan.

Mas tudo isto só resulta pois tem o dedo de Clint Eastwood, aquele que é para mim o melhor realizador da actualidade. A experiência adquirida com o passar dos anos confere-lhe uma sensibilidade capaz de tornar uma cena vulgar num momento essencial num filme, e "Changeling" é um bom exemplo disso.

Seguramente um dos melhores filmes de 2008, "Changeling" triunfa não pelo seu enredo nem pela performance das personagens, mas sim pelo conflito de emoções que desperta na audiência.

O melhor: Angelina Jolie e a mestria de Clint Eastwood.
O pior: fica a sensação que Eastwood, apesar do excelente trabalho, ainda conseguia fazer melhor.
Alternativas: Rosemary's Baby (1968), Mystic River (2003), Gone Baby Gone (2007)

Classificação IMDB: 8.1/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10

Sem comentários: