segunda-feira, 11 de maio de 2009

What Just Happened (2008)

Género: Comédia/Drama
Realizador: Barry Levinson
Com: Robert De Niro, Sean Penn, Bruce Willis, Michael Wincott, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Em "What Just Happened" acompanhamos Ben, um bem sucedido produtor de Hollywood, numa fase conturbada da sua vida. A braços com dois casamentos fracassados, e com uma filha adolescente na fase da rebeldia, a própria carreira profissional não lhe dá um único momento de descanso. Ben trava intensas negociações com um estúdio para que o seu mais recente filme possa estrear-se em Cannes dentro de duas semanas, ao mesmo tempo que se envolve em discussões acesas com o protagonista de um novo filme, que se recusa a cortar a barba que deixa crescer à meses.

Este filme proporciona-nos uma visão dos bastidores de Hollywood, mostrando-nos um lado já algumas vezes revelado, mas normalmente sem grande qualidade. Desde as exigências e excentricidades de actores e realizadores, relacionamentos entre os profissionais da área, tudo isto com uma pincelada que tenta mostrar todo o processo de criação de um filme. Mas será que consegue atingir o seu objectivo? Não. Ou pelo menos não completamente.

O que mais me surpreendeu neste filme foi a quantidade de caras conhecidas do elenco. Não é normal encontrar um filme que reúna Robert De Niro, Sean Penn, Bruce Willis, John Turturro e Catherine Keener, só para mencionar alguns. Estes actores, só por si, são suficientes para nos proporcionar bons momentos, e de facto é isso que acontece. A título de exemplo, menciono as cenas com Bruce Willis, a vedeta que não quer cortar a barba, que são absolutamente deliciosas. Mas apesar de bons momentos e de ser, no geral, um bom objecto de entretenimento, o filme acaba por deixar no ar uma ligeira sensação de desapontamento.

Uma última nota para a banda sonora, de grande qualidade.

Se gostar destas sátiras a Hollywood, ou se for fã de algum dos seus protagonistas, vale a pena dar uma oportunidade a este filme. Caso contrário, há muitos outros bons filmes a aguardar uma visualização.

O melhor: boas performances de praticamente todo o elenco.
O pior: não corresponde ao potencial que apresenta.
Alternativas: The Player (1992), Adaptation (2002)

Classificação IMDB: 6.2/10
Classificação RottenTomatoes: 5.8/10

Sem comentários: