sábado, 23 de maio de 2009

The Escapist (2008)

Género: Drama
Realizador: Rupert Wyatt
Com: Brian Cox, Damian Lewis, Joseph Fiennes e Seu Jorge, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme apresenta-nos a história de Frank Perry, um homem de meia idade condenada a prisão perpétua, sem direito a saídas ocasionais da prisão. Há 14 anos encarcerado, Frank recebe pela primeira vez uma carta da sua família, mas não pelos melhores motivos: a sua filha, adolescente, envolveu-se no mundo da droga, e já sofreu duas overdoses. Abalado pela notícia, Frank começa a pensar em escapar do estabelecimento prisional.

Apesar da premissa relativamente simplista, "The Escapist" consegue inovar num género que nos apresenta já muito boas alternativas, tais como "Escape From Alcatraz" ou a própria série televisiva "Prison Break". A atenção ao pormenor é constante durante toda a duração da película, e o ritmo elevado mantêm a audiência interessada logo a partir da primeira cena. Para isto também contribui o método encontrado por Rupert Wyatt nos relatar a história, misturando cenas da fuga com cenas da preparação, num vai-vem constante que nos leva pela mão enquanto nos apresenta novos elementos da trama. Trama esta que é complexa o suficiente para nos oferecer outros motivos de interesse para além da história principal. De facto, todos as histórias secundárias se acabam por interligar a esta, realçando o esforço efectuado pelo realizador em evitar tudo aquilo que fosse supérfluo, não correndo assim o risco de negligenciar a premissa inicial do filme, ou desta se distanciar. Para finalizar, "The Escapist" brinda-nos com um dos melhores twists no argumento a que assisti nos últimos tempos. Ok, não é propriamente original, mas encaixa que nem uma luva na história, e apanha-nos a todos de surpresa.

Quanto a performances individuais, Brian Cox acaba por se distinguir, não só por se tratar do protagonista ou da cara mais conhecida do elenco, mas também devido ao facto da personagem que representa ter sido criada propositadamente para si. Quanto ao resto do elenco, na sua grande maioria formado por desconhecidos do grande público, cumpre o seu papel, apesar de se notar aqui a ali alguma inexperiência. Destaco Damian Lewis, que incorpora na perfeição o vilão do filme. Uma última menção ainda para a participação de Seu Jorge, cantor brasileiro que efectua assim mais uma incursão pelo mundo do cinema.

Depois de tudo isto, só posso recomendar a visualização deste filme a todos aqueles que gostam de passar um bom momento em frente do ecrã.

O melhor: argumento simples mas muito bem construído.
O pior: o realizador poderia ter explorado um pouco melhor o ambiente prisional.
Alternativas: The Great Escape (1963), Escape From Alcatraz (1979), The Shawshank Redemption (1994)

Classificação IMDB: 6.9/10
Classificação RottenTomatoes: 6.5/10

Sem comentários: