quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hounddog (2007)

Género: Drama
Realizador: Deborah Kampmeier
Com: Dakota Fanning, David Morse, Piper Laurie e Robin Wright Penn, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Alabama, final da década de 1950. Lewellen é uma menina de 12 anos que vive com o seu austero pai numa humilde casa no campo. A vida é madrasta para esta criança, que para além de sofrer ocasionalmente maus tratos por parte do pai, tem como única figura feminina da sua vida uma avó insensível e de coração duro. Com poucos amigos com quem possa passar algum tempo e divertir-se, Lewellen tenta esquecer as dificuldades e a monotonia da sua existência com a música de Elvis Presley, desenvolvendo inconscientemente uma obsessão musical por este.

É difícil falar sobre este filme sem revelar alguns dos seus pormenores, por isso vou tentar ser directo, tentando não estragar a experiência a quem o quiser visualizar.

Estamos perante um mau filme. "Hounddog" começa de uma forma lenta, mas interessante, no entanto não é preciso esperar muito tempo para se tornar aborrecido. Depois vem uma parte com boas cenas e que consegue suscitar algumas expectativas na audiência, mas depois disso o filme entra numa espiral descendente com acontecimentos inesperados no desenvolvimento da história, perdendo-se em situações secundárias e deixando várias questões fulcrais sem resposta.

E porque é que isto acontece? Ora bem, também é complicado responder a esta pergunta. As performances dos actores são satisfatórias, mas longe de memoráveis. Dakota Fanning, por exemplo, com o talento que toda a gente reconhece, oferece-nos algumas boas cenas, mas noutras perde o seu encanto natural e é notório que está a actuar para a câmara. Se a isto somarmos todos os infortúnios que acontecem à sua personagem, sem que esta consiga conquistar a nossa empatia, facilmente constatamos que algo não está bem. Tudo isto porque o argumento está mal construído. A falta de um fio condutor forte que prenda a nossa atenção, um ritmo descompassado e cenas que roçam o cliché, aliado a personagens sem carisma e construídas com pouca atenção ao pormenor, é fatal para as aspirações de "Hounddog".

Salvam-se os blues e a pop de Elvis, que dão alguma cor ao filme, e os cenários bem conseguidos que nos conseguem transportar para a época em que a narrativa se passa. Muito pouco para um filme que despertou tantas expectativas e polémica antes do seu lançamento, tudo por causa de uma única cena...

O melhor: música e cenários; algumas cenas com Dakota Fanning.
O pior: tudo o resto.
Alternativas: Bastard Out Of Carolina (1996), The Secret Life Of Bees (2008)

Classificação IMDB: 6.3/10
Classificação RottenTomatoes: 3.7/10

Sem comentários: