domingo, 31 de maio de 2009

Última Parada 174 (2008)

Género: Drama
Realizador: Bruno Barreto
Com: Michel Gomes, Marcello Melo Junior, Chris Vianna e Anna Cotrim, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Ultima Parada 174" é um filme brasileiro baseado em factos verídicos, inspirado pelo documentário "Ônibus 174", de José Padilha. É a história de Sandro, um rapaz que aos 10 anos vê a sua mãe ser morta durante um assalto ao pequeno café de bairro que possuía. Este momento provoca uma reviravolta na vida do pobre rapaz que, após a tragédia, é acolhido por uma tia. Mas Sandro não se sente bem nesta sua nova condição, e foge de casa em direcção a Copacabana, o local onde a sua mãe lhe dizia que um dia iriam morar. Mas em Copacabana, lugar de sonho para muitos, Sandro não encontra a felicidade. Pelo contrário, vê-se obrigado a dormir na rua com outras crianças, e snifa cola para se desligar da realidade.

Este filme é um retrato da pobreza no Brasil. Uma realidade dura e crua, onde uma criança tem que escolher entre roubar ou morrer. Sandro tenta algumas vezes mudar a sua vida, mas por uma ou outra razão a sua situação ou não se altera, ou muda para pior. Outras vezes surgem oportunidades de uma vida melhor, mas Sandro não as aproveita.

No seguimento dos sucessos que foram "Cidade de Deus", "Tropa de Elite" ou "Cidade dos Homens", só para mencionar alguns, este filme vem confirmar que o cinema brasileiro está em ascensão, é uma indústria dinâmica e capaz de nos oferecer grandes filmes, capazes de ombrear com as produções de Hollywood ou com o melhor do cinema europeu.

De facto, com actores desconhecidos e recorrendo às favelas do Rio de Janeiro como cenário, temos aqui uma excelente peça de entretenimento, capaz de nos prender ao ecrã durante a sua duração, e de nos deixar a pensar nele após o seu término.

Uma última nota para o desempenho dos actores que, desde o mais jovem até ao mais experiente, encarnam a sua personagem na perfeição. Definitivamente recomendado.

O melhor: cinema brasileiro no seu melhor.
O pior: algumas situações parecem algo inverosímeis.
Alternativas: Cidade de Deus (2002), Cidade dos Homens (2007), Meu Nome Não é Johnny (2008)

Classificação IMDB: 7.2/10
Classificação RottenTomatoes: n/a

Sem comentários: